21/03/2024
XVI Congresso Gaúcho abordará impactos dos disruptores endócrinos na saúde infantil
Evento organizado pela Sociedade de Pediatria do Rio Grande do Sul traz discussão sobre substâncias químicas presentes no cotidiano
A Sociedade de Pediatria do Rio Grande do Sul (SPRS) trará à tona a preocupante questão dos disruptores endócrinos durante o XVI Congresso Gaúcho de Atualização em Pediatria, que acontecerá de 4 a 6 de abril no Centro de Convenções Barra Shopping em Porto Alegre. A miniconferência sobre o tema terá início às 11h30min do primeiro dia de programação e contará com especialistas discutindo os impactos dessas substâncias na saúde infantil.
Os disruptores endócrinos são uma preocupação crescente devido aos seus potenciais efeitos negativos na saúde das crianças e adolescentes. Trata-se de substâncias químicas presentes em diversos produtos do nosso cotidiano, como alimentos, plásticos, produtos de limpeza e cosméticos, que interferem no funcionamento do sistema endócrino humano. Essas substâncias podem imitar ou bloquear a ação dos hormônios naturais do corpo, interferindo em processos biológicos regulados pelo sistema endócrino, como o crescimento, desenvolvimento, reprodução e metabolismo.
Um exemplo comum de disruptor endócrino são os ftalatos, encontrados em plásticos, produtos de higiene pessoal e cosméticos. Os ftalatos podem interferir no sistema endócrino ao imitar o hormônio estrogênio, afetando o desenvolvimento sexual e reprodutivo, além de estar associados a distúrbios como obesidade, diabete e câncer de mama.
Para mais informações sobre o congresso e a participação, acesse o site www.gauchopediatria.com.br