Workshop on-line oferece uma aprendizagem completa e detalhada sobre desenvolvimento de coleções no ramo das joias
O curso também abordou as principais macrotendências do setor
O Workshop DGNG Book 24/25 + Metodologia de Desenvolvimento promovido pela Associação do Comércio de Joias, Relógios e Óptica do Rio Grande do Sul (Ajorsul), ocorreu nesta segunda-feira (15/07) e trouxe ensinamentos valiosos sobre as principais tendências do setor de joalheria, além de instruir sobre montagem de coleções.
Marcia Croce, responsável por ministrar o curso, mostrou que as quatro principais macrotendências são o Retrofuturismo, o Ancestree, o Branding - No Branding e o Over Flow.
O Retrofuturismo traz como principal característica o resgate do passado a partir de uma representação do futuro, fazendo referência às inovações tecnológicas e à inteligência artificial. As joias podem exibir elementos de movimento e sobreposição, com materiais de plástico e acrílico, além de possuírem variadas cores. Já a proposta da macrotendência Ancestree é valorizar a sabedoria ancestral e a cultura, transmitindo a linguagem, as tradições, a arte, a música e os costumes para preservar a identidade e honrar os ancestrais. As joias são representadas com veias, texturas, formas de galhos e raízes.
O Branding - No Branding aborda a necessidade contraditória de superexposição e discrição, proporcionando uma reflexão sobre expressão individual e propósitos. As joias apresentam símbolos, palavras e desenhos gravados, assim como técnicas sofisticadas e refinadas de fabricação. Já o Over Flow diz respeito ao transbordamento das emoções, à falta de controle e ao delírio, com joias que apresentam efeitos ópticos, jogos de luz e sombra, elementos botânicos, materiais inusitados, formas inesperadas e combinações ousadas.
Adicionalmente, o curso ensinou uma metodologia de desenvolvimento de coleção. Para iniciar o desenvolvimento, Marcia destaca que um dos pontos principais é a montagem de um cronograma, planejado a partir da data de lançamento ideal da coleção. Após, é necessário realizar uma pesquisa de tendências profunda e criteriosa, analisando quais joias e bijuterias já estão sendo publicadas, para assim definir qual será o tema da coleção.
Para a especialista, apresentar a história por trás da coleção é essencial para garantir que o produto seja vendido.
“Se não trouxermos uma experiência, um conceito, uma história para a coleção, a venda se torna algo cada vez mais difícil’’, afirma.
Além disso, Marcia pontua que a coleção, além de trazer um elemento inovador, deve trazer itens que estão em destaque no mercado, pois serão vendidos com mais certeza, garantindo assim o faturamento.
Redação: Gabriela Dalmas