Workshop Líderes da Saúde do Hospital Sapiranga proporciona treinamentos de desenvolvimento comportamental
São realizadas atividades mensais em parceria com uma agência de consultoria, e com o setor de Recursos Humanos (RH)
Reunindo lideranças operacionais do Hospital Sapiranga, como supervisores, auxiliares de coordenação, enfermeiros e farmacêuticos, o Workshop Líderes da Saúde visa fortalecer habilidades de liderança, melhorando a eficiência operacional. Os treinamentos da iniciativa são conduzidos em parceria com a agência de consultoria Confidare e com o setor de RH.
A consultoria, dividida em módulos com diferentes treinamentos sobre assuntos como autoconhecimento, inteligência emocional, comunicação e competência interpessoal. Segundo Maria de Oliveira, coordenadora de RH do Hospital Sapiranga, o último módulo ensinado, intitulado “A transição do líder de si para o líder dos outros’’, é baseado em um livro e trouxe reflexões e ensinamentos sobre gestão de pessoas.
“Esse módulo se baseou no livro “Pipeline da Liderança” e teve como foco principal mostrar para eles que, quando se chega em uma posição de liderança, é necessário começar a olhar em outro contexto, abrindo um espaço do teu tempo para se dedicar à gestão de pessoas, seja conversando, trazendo feedbacks, reorganizando os trabalhos e dando orientações, porque quando eu sou líder de mim e eu executo as minhas atividades, mas quando tenho que garantir que toda uma equipe faça uma entrega e eu sou responsável por essa entrega, o meu papel muda’’, relata Maria.
Já os encontros realizados pelo RH, abordam questões como avaliações por competências, segurança e qualidade, folhas de pagamento, escalas e regras legais.
“Com o RH, a gente trata mais as questões ligadas aos processos de gestão de pessoas, sendo o que o líder precisa saber para fazer a gestão da equipe dele, desde questões de legislação, de gestão de ponto e de colaboradores. A gente também já trabalhou a avaliação por competências, que é como eu avalio as pessoas que trabalham comigo a respeito das nossas competências organizacionais e comportamentais. Então, é um trabalho bem rico e amplo’’, destaca a coordenadora.
O próximo treinamento da consultoria, agendado para o dia 2 de agosto, focará no fortalecimento da cultura de feedback e a gestão de conflitos.
Redação: Gabriela Dalmas