25/10/2024
Wood Frame e Aço Verde: novos paradigmas na Construção Civil elevam eficiência e práticas sustentáveis
O painel sobre a pluralidade dos sistemas industrializados e seus impactos na construção civil foi um dos destaques do segundo dia de atividades no 7º Congresso Latino-Americano de Steel Frame
O painel “O Impacto da Construção Modular e Painelizada na Construção Civil” apresentou as melhores abordagens e os avanços na adoção de sistemas industrializados, como o Wood Frame, Light Steel Frame (LSF) e a construção modular. O debate iniciou com a participação de Euclesio Finatti, presidente da Associação Brasileira de Wood Frame, que exibiu o cenário atual e as perspectivas do Wood Frame no Brasil, sistema de construção que utiliza estruturas de madeira para suportar as edificações. Esse método envolve a montagem de painéis pré-fabricados, que incluem paredes, pisos e telhados, proporcionando leveza, agilidade na construção e boas propriedades térmicas e acústicas. É amplamente utilizado em residências e edifícios de pequeno a médio porte, promovendo eficiência e sustentabilidade. Nesse cenário, o especialista falou que o Brasil precisa de uma reforma urgente para impulsionar seu crescimento econômico.
“Existe uma estagnação de certas práticas e políticas que o país ainda adota, com pouca evolução ao longo dos anos. Em três anos, o Brasil registrou um crescimento econômico de apenas 1%, enquanto países como Chile e Estados Unidos avançaram mais de 100%”, declarou Euclésio, que referiu que, ainda este ano, deverá ser executada uma atualização nas normas envolvendo o setor permitindo construções de porte mais elevado.
Já Stanley Adwell, CEO da IntelliSteel Group, explicou aos presentes as diferenças entre os sistemas "on-site" e "off-site" e as melhores práticas aplicadas internacionalmente.
“Estar aqui hoje é uma honra e uma oportunidade única de compartilhar nossa experiência. Vou apresentar alguns pontos sobre o que fazemos, como fazemos e as diferenças em relação às práticas daqui. Minha primeira apresentação é sobre mim: sou casado com uma brasileira há 25 anos e, desde então, tenho feito negócios no Brasil. Minha esposa é carioca, e sinto que sou metade americano, metade carioca”, afirmou.
Os projetos da empresa destacam-se pela rapidez de implantação no local de trabalho e pela flexibilidade de design, permitindo alterações no mesmo dia. Com treinamento e certificação oferecidos para a mão de obra local, reduzem em até dois terços a necessidade de trabalhadores, otimizando recursos. Além disso, contam com monitoramento remoto da produção e relatórios de desempenho, o que garante eficiência operacional a cada etapa. A logística é simplificada, com custos de transporte reduzidos, e os projetos são comprovadamente adaptáveis para operar em todas as condições climáticas, desde -4°F até 115°F, assegurando desempenho estável e consistente em diferentes ambientes.
Aço Verde
A discussão também incluiu o conceito de "Aço Verde", com Péricles Machado, diretor de negócios da Espaço Smart, que destacou o pioneirismo da primeira obra com LSF no Brasil. O aço verde, também conhecido como Green Steel, é uma inovação sustentável que visa reduzir as emissões de CO₂ na produção de aço, com a ArcelorMittal liderando investimentos em práticas ambientalmente responsáveis. Produzido de maneira reciclada e renovável, o aço verde utiliza fornos elétricos a arco alimentados por eletricidade de fontes renováveis, minimizando o uso de combustíveis fósseis. Além disso, a biomassa substitui o carvão fóssil no processo, reduzindo significativamente a emissão de gases poluentes. Essas práticas sustentáveis refletem o compromisso da indústria com uma cadeia produtiva de menor impacto ambiental e mais alinhada com as metas globais de descarbonização.
“A construção civil responde por aproximadamente 38% das emissões globais de CO₂. A incorporação de tecnologias como light steel frame, pré-fabricação e energias renováveis tem impulsionado a eficiência construtiva e proporcionado alternativas mais sustentáveis para o setor. Além disso, o uso de materiais com baixa pegada de carbono reduz significativamente o impacto ambiental, tanto na produção quanto no transporte de insumos”, afirmou Péricles Machado.
Serviço
O que: 7º Congresso Latino-Americano de Steel Frame e Construção Industrializada; 7ª Expo Experience de Construção Industrializada
Quando: dias 24 e 25 de outubro
Onde: Distrito Anhembi
Realização: Take Comunicação e Eventos (55 11 98559-5353)
atendimento@congressosteelframe.com.br
Para mais informações, visite: https://www.congressosteelframe.com.br
Redação: Marcelo Matusiak
Legenda: Caminhos do Wood Frame no Brasil
Créditos: Marcelo Matusiak