24/09/2025

Transportadores receberam orientações da ANTT sobre multas mais recorrentes no setor

Talk da Agência Nacional de Transportes Terrestres foi destaque no Congresso da 24ª TranspoSul

O segundo dia da 24ª TranspoSul contou com a participação da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), que reuniu empresários e profissionais do setor para um debate sobre as multas que mais impactam as operações no transporte rodoviário de cargas. A palestra foi conduzida pelo diretor substituto da ANTT, José Aires Amaral Filho, junto da Diretora de Superintendência de Operações de Transporte e Logística, Betina Kopper e do Diretor de Superintendência de Gestão e ESG, Eduardo Silveira. Foram abordados pontos críticos como o piso mínimo do frete, a obrigatoriedade do vale-pedágio, o excesso de peso nas balanças e as penalidades ligadas à documentação e ao cadastro irregular.

Durante sua apresentação, José destacou a relevância da proximidade entre a Agência Reguladora e os transportadores.

“Essa oportunidade de aproximação entre o Poder Público, a ANTT a e os empresários é de extrema importância. Ao circular pela feira, percebemos que muitos transportadores ainda têm dúvidas sobre temas como a precificação do frete, exigências obrigatórias e até mesmo questões relacionadas ao CIOT. Esse diálogo direto entre a Agência Reguladora e o setor regulado é fundamental para esclarecer pontos sensíveis e, ao mesmo tempo, orientar os profissionais em direção às melhores práticas do mercado”, afirmou.

O palestrante também alertou para cuidados importantes envolvendo o vale-pedágio.

“Quando o transportador perde o valor do vale-pedágio, esse custo acaba saindo do frete. Isso acontece porque, se o veículo não passar pela praça específica, o crédito não se converte em reais e o direito é perdido. Uma demanda dos embarcadores é justamente evitar essa perda, permitindo que o vale-pedágio possa ser creditado em mais de uma ferramenta, e não restrito a uma única. Hoje, porém, a tecnologia já permite outro avanço: a passagem é reconhecida pela placa do veículo. Assim, quando o caminhão cruza uma praça de pedágio com o MDF-e ativo, há o registro, independentemente de o vale-pedágio ter sido antecipado ou não”, explicou.

O debate reforçou o papel da TranspoSul como espaço estratégico para aprofundar discussões de gestão, compliance e segurança regulatória, pilares fundamentais para fortalecer a competitividade do transporte rodoviário de cargas.

A 24ª TranspoSul é uma realização do SETCERGS. Patrocinadores Masters: Dipesul Volvo, Iveco, Mercedes-Benz, Volkswagen Caminhões e Ônibus, DAF Eldorado Caminhões e Governo do Estado do Rio Grande do Sul; Patrocinador Premium: Grupo Vamos. Patrocinador Plus: Veloe Go. Apoiador do Congresso: Transpocred. Para mais informações acesse www.transposul.com

Redação: Marcelo Matusiak e Rafael Sodré

 


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Créditos: Equipe William Cardoso fotografias
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