07/05/2025

Temas do cotidiano infantil ganham espaço no Congresso Gaúcho de Pediatria

Alimentação seletiva, dificuldades com o sono, uso excessivo de telas e falta de estímulos como leitura e brincadeiras serão debatidos no evento em Porto Alegre

Com o objetivo de qualificar o atendimento pediátrico e oferecer suporte baseado em evidências às famílias, a Sociedade de Pediatria do Rio Grande do Sul (SPRS) incluiu no XVII Congresso Gaúcho de Atualização em Pediatria uma sessão dedicada a desafios recorrentes no dia a dia de pais e cuidadores. No dia 16/05, das 17h30 às 18h30, especialistas abordarão situações como crianças com alimentação seletiva, dificuldades para dormir, uso descontrolado de telas e a ausência de estímulos importantes como o brincar e a leitura. 
 
A programação reunirá os pediatras José Paulo Vasconcellos Ferreira (RS), Silvio Baptista (RS) e Danilo Blank (RS), sob coordenação do médico Benjamin Roitman (RS). A proposta é discutir de forma prática e embasada como esses comportamentos, muitas vezes tratados como normais da idade impactam o desenvolvimento físico, emocional e cognitivo das crianças.
 
“Trazer esses assuntos para o centro do debate é reconhecer que a saúde infantil vai além da ausência de doenças. Envolve rotina, vínculos, limites saudáveis e um ambiente que favoreça o desenvolvimento integral”, explica o coordenador da sessão, Dr. Benjamin Roitman. 
 
Além de capacitar os profissionais com conhecimento técnico, a iniciativa também pretende incentivar o fortalecimento do diálogo com as famílias, reduzindo inseguranças e promovendo condutas mais assertivas no cuidado infantil.
 
O evento acontece de 15 a 17 de maio de 2025, no Centro de Convenções Barra Shopping, em Porto Alegre (RS). Mais informações sobre o XVII Congresso Gaúcho de Atualização em Pediatria, incluindo a programação completa, estão disponíveis no site oficial: www.gauchopediatria.com.br.  
 
Redação: Marcelo Matusiak
 

Legenda:
Créditos: