Talk Show no XVI Congresso Gaúcho de Atualização em Pediatria trata sobre a adolescência e seus desafios
O uso de cigarro eletrônico e os transtornos mentais foram alguns dos desafios apontados
Ao final da tarde do segundo dia do evento promovido pela Sociedade Brasileira de Pediatria (SPRS), ocorreu o ‘’Talk Show: adolescência e seus desafios’’, conduzido por José Paulo Ferreira, presidente da SPRS e pelas médicas Lilian Day Hagel e Maria Cecília de Oliveira Almeida.
Os palestrantes apresentaram três casos de pacientes com diferentes motivos de consulta, mostrando o que necessitava ser investigado em cada caso e os exames que precisavam ser realizados. Ressaltou-se a importância do cuidado ao examinar o paciente, que podem se sentir constrangidos. É preciso realizar o exame com cautela, examinando primeiramente os olhos e o coração, por exemplo, para depois passar para as partes mais delicadas para o adolescente, também sendo necessário conversar com ele, sempre pedindo permissão e explicando o que será feito.
Como principais desafios abordados, mencionou-se o cigarro eletrônico, já que seu uso não deixa vestígios, como cheiros, que os familiares poderiam notar e assim aconselhar seus filhos. A nomofobia também foi mencionada, que se refere ao medo ou ansiedade pela falta de uso do celular, além dos transtornos mentais que também são desafiadores.
“Nós precisamos abrir nossos olhos para esse período que veio com muita força nos últimos anos. Será que é mais fácil ser adolescente hoje ou antigamente? Que desafios temos pela frente? Os pediatras não podem mais fechar os olhos para essa idade”’’, afirmou a médica Maria Cecília de Oliveira Almeida.
O evento segue até o sábado (06/04), no Centro de Evento do Barra Shopping Sul.