15/09/2025
Sociedade de Pediatria do RS lidera debate sobre imunização infantil em evento da AMRIGS
Especialistas ressaltam avanços científicos e reforçam a importância da adesão ao calendário vacinal
A vacinação é um dos maiores marcos da saúde pública mundial e responsável por conquistas que transformaram a vida de milhões de crianças. Do combate a doenças graves, como poliomielite e sarampo, até a proteção contra infecções mais recentes, como o HPV e o vírus sincicial respiratório, o calendário vacinal é reconhecido como uma das ferramentas mais eficazes de prevenção. Apesar disso, o Brasil vive um cenário preocupante de queda nas coberturas, realidade que mobiliza especialistas para retomar a confiança da população e garantir que as famílias mantenham a imunização em dia.
É nesse contexto que a Associação Médica do Rio Grande do Sul (AMRIGS) promove, no sábado, 27 de setembro de 2025, às 10h, no Centro de Eventos AMRIGS (Av. Ipiranga, 5311 – Porto Alegre/RS), um encontro híbrido gratuito. A atividade tem o apoio da Sociedade de Pediatria do Rio Grande do Sul (SPRS) e será dedicada ao debate sobre o calendário de vacinação infantil, reunindo especialistas que irão atualizar profissionais de saúde e orientar o público em geral.
“O grande desafio atual em relação às vacinas é elevar as taxas de imunização das crianças. A polêmica gerada em torno das vacinas contra a COVID-19 acabou impactando negativamente a confiança em outros imunizantes, reduzindo a procura de maneira geral. É essencial que famílias e instituições de ensino dialoguem e estimulem a ida de crianças e adolescentes aos postos de vacinação. Cabe à Sociedade de Pediatria do Rio Grande do Sul orientar a população, reforçar os riscos da não vacinação e combater informações falsas que circulam sobre o tema. Também é responsabilidade de cada pediatra revisar regularmente a carteira vacinal e recomendar a atualização das doses necessárias”, destacou o integrante da diretoria da SPRS e conselheiro do CREMERS, Dr. Benjamin Roitman.
O pediatra, membro do Comitê de Infectologia da Sociedade de Pediatria do Rio Grande do Sul (SPRS) e diretor da Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm), Juarez Cunha, salienta que nos últimos 50 anos houve avanços extraordinários com as vacinas. O país passou de um calendário básico, com poucas imunizações, para a proteção contra 19 doenças na infância, incluindo as mais recentes contra HPV, meningococo e vírus sincicial respiratório.
“Graças à vacinação, conseguimos erradicar a varíola, eliminar a poliomielite, o sarampo, o tétano neonatal e a rubéola congênita, conquistas que emocionam qualquer profissional de saúde. Hoje, contamos com um dos calendários gratuitos mais completos do mundo, e isso exige que sigamos estimulando as famílias a manterem a rotina vacinal e participarem também das campanhas sazonais”, ressaltou.
A atividade ocorrerá no Centro de Eventos AMRIGS (Av. Ipiranga, 5311 – Porto Alegre/RS), é aberta ao público e contará com emissão de certificado para os participantes. As inscrições podem ser feitas através do link https://www.sympla.com.br/evento-online/calendario-de-imunizacao-da-crianca/3106547
Redação: Marcelo Matusiak