20/05/2024

Sociedade de Pediatria do Rio Grande do Sul reforça importância de manter a vacinação em dia das crianças e adolescentes

Aproximação do inverno é um período em que há uma dificuldade maior nas condições de atendimento em clínicas e unidades de saúde

Em meio ao período crítico vivo no estado por conta das cheias somado ao aumento de doenças respiratórias e outros problemas de saúde que estão impactando as emergências pediátricas no Rio Grande do Sul, a Sociedade de Pediatria do Rio Grande do Sul (SPRS) destaca a relevância de manter as vacinas das crianças atualizadas. O médico e membro do Comitê de Infectologia da SPRS, Juarez Cunha, salienta que a vacinação é uma medida simples, porém eficaz, para prevenir uma série de doenças.
 
"A infância é uma fase de grande vulnerabilidade para diversas doenças infecciosas, muitas das quais podem ser prevenidas por vacinas. Dentro do nosso Programa Nacional de Imunizações, temos a oportunidade de proteger as crianças contra várias doenças, algumas das quais já foram erradicadas, outras eliminadas ou controladas com sucesso", afirma Cunha.
 
Dentre as doenças que podem ter um grande impacto na infância, o médico destaca a poliomielite e o sarampo. Embora tenham sido eliminadas no Brasil, a recorrência dessas doenças é uma preocupação atual.
 
"A vacinação é essencial para manter as conquistas alcançadas na eliminação e controle de doenças como a poliomielite e o sarampo. Essas doenças costumavam causar grande morbidade e mortalidade infantil, e é fundamental que as crianças estejam protegidas através da vacinação", ressalta o médico.
 
A SPRS enfatiza que a vacinação é um direito de todas as crianças e está disponível gratuitamente na rede pública de saúde, seguindo o calendário do Programa Nacional de Imunizações. Manter as vacinas em dia é uma medida essencial para garantir a saúde e o bem-estar das crianças.
 
Redação: Marcelo Matusiak
 

Legenda: Vacina
Créditos: Canva