05/09/2024

SOCERGS destaca a relevância do preparo para emergências cardíacas no PrevenSul 2024

Evento evidencia a importância do suporte de vida e da capacitação para o manejo de emergências

A rápida resposta em situações de emergência é crucial para salvar vidas. Com o objetivo de ressaltar a importância desse preparo, a Sociedade de Cardiologia do Estado do Rio Grande do Sul (SOCERGS) participou da 20ª edição da PrevenSul, Feira e Seminário de Saúde, Segurança do Trabalho e Emergência. O evento ocorreu entre os dias 4 e 6 de setembro no Centro de Eventos da PUCRS e contou com uma apresentação que destacou a relevância do suporte básico de vida (BLS) e do uso do Desfibrilador Externo Automático (DEA). A atividade visou sensibilizar tanto profissionais quanto o público em geral sobre a importância do treinamento adequado para emergências cardíacas. Durante a palestra, o educador físico e instrutor da SOCERGS, Márcio Nóbrega, ressaltou a importância e demonstrou como fazer o BLS e usar o DEA.

“Inúmeros fatores podem levar uma pessoa, mesmo sem doenças pré-existentes, a uma parada cardíaca. Independentemente das causas, quanto mais pessoas souberem como agir em uma situação dessas, maiores serão os índices de salvamento, tanto no Brasil quanto no mundo”, afirmou.

O evento atraiu um público diversificado, incluindo técnicos e engenheiros de segurança do trabalho, médicos, enfermeiros, higienistas ocupacionais, ergonomistas, fonoaudiólogos, fisioterapeutas ocupacionais, gerentes de risco, bombeiros, consultores técnicos, advogados trabalhistas, profissionais de recursos humanos e estudantes.

O curso é uma iniciativa da Sociedade de Cardiologia do Estado do Rio Grande do Sul (SOCERGS), em colaboração com a Associação Médica do Rio Grande do Sul (AMRIGS). As atividades são aplicadas no Centro de Simulação AMRIGS. Para mais informações sobre os cursos, os interessados devem contatar a secretaria da SOCERGS pelo WhatsApp (51) 9 9632 8237 ou pelo e-mail socergs@socergs.org.br.

Redação: Marcelo Matusiak

 


Legenda:
Créditos: