Sindicato dos Metalúrgicos de Gravataí lança campanha do Quilo para auxiliar vítimas das cheias
Donativos serão recolhidos com os trabalhadores nas fábricas
O Sindicato dos Metalúrgicos de Gravataí (Sinmgra) está lançando a "Campanha do Quilo", visando arrecadar pelo menos cinco toneladas de alimentos para ajudar as milhares de famílias atingidas pelas cheias no Rio Grande do Sul. A ação, liderada pelo diretor do Sinmgra, Valcir Ascari, conhecido como Quebra Molas, é voltada aos trabalhadores da unidade da General Motors e os sistemistas em Gravataí.
A cidade e região sofrem com a maior enchente da história do estado. O Rio Gravataí é regulado pelo Guaíba, o que é um agravante porque quando o nível do Guaíba sobe, represa o Gravataí. Mais de 20 mil pessoas já foram afetadas nos municípios de Gravataí e Cachoeirinha e quase 500 estão desalojadas. As duas prefeituras decretaram emergência.
“Estamos mobilizados e com o apoio de vários sindicatos afiliados à Força Sindical em todo o Brasil. O objetivo é simples, mas poderoso: vamos começar pelo complexo automotivo. Se cada trabalhador doar um quilo de alimento, conseguiremos arrecadar cinco toneladas, o equivalente a cinco mil quilos", destaca Valcir Ascari.
A ação conta com o apoio de outros sindicatos.
"Não estamos sozinhos nessa jornada solidária. Nossos colegas do Paraná, representados pela Força Sindical do Paraná, estão unidos a nós nessa nobre causa de arrecadar alimentos para as pessoas desabrigadas. Além disso, recebemos um importante apoio do presidente da Força Sindical Nacional, Miguel Torres, e dos sindicatos afiliados. Esse suporte nos encheu de ânimo e reforçou nossa determinação em fazer a diferença", acrescenta.
Redação: Marcelo Matusiak