SETCERGS realizou curso sobre MEI Caminhoneiro
Encontro esclareceu dúvidas e mostrou aspectos positivos e negativos na adesão do MEI Caminhoneiro (Microempreendedor Individual)
Foi realizado na manhã desta sexta-feira (16/02), pelo Sindicato das Empresas de Transporte de Cargas e Logística no Rio Grande do Sul – SETCERGS, o curso sobre o MEI Caminhoneiro. O encontro, que foi online, teve duração de três horas e contou com muita interatividade entre os participantes.
O evento foi desenvolvido para esclarecer, principalmente, questões tributárias presentes na adesão ou contratação do MEI caminhoneiro. Por ser uma modalidade nova existem muitas dúvidas e pontos não divulgados pela mídia.
Esclarecimentos sobre os rendimentos e vantagens tanto da pessoa física como da transportadora que contratar o MEI Caminhoneiro, limites de faturamento, explicações aprofundadas desta categoria, assim como procedimentos de abertura, os cuidados que este tipo de contratação precisa ter em relação a vínculo empregatício, foram alguns dos temas debatidos. Casos indicados para um motorista autônomo se transformar em MEI caminhoneiro; Quando o MEI é vedado e questões tributárias também foram assuntos abordados.
Elisangela Pereira, Especialista na área contábil e tributária em Transportadoras e mediadora do curso, sugeriu que toda dúvida que surgir na hora de optar pela contratação MEI Caminhoneiro, em relação a vínculo empregatício e exclusividade de serviços, deve-se acionar o jurídico da empresa para uma avaliação mais correta.
O curso teve como público alvo profissionais da área contábil, fiscal, tributária e operacional das empresas transportadoras de cargas, motoristas autônomos e demais profissionais interessados no tema.