Setcergs promove palestra sobre autocuidado no Outubro Rosa
Encontro especial discutiu o poder da prevenção com foco na saúde feminina
O Sindicato das Empresas de Transporte de Cargas e Logística no Rio Grande do Sul (SETCERGS) realizou, na última quinta-feira (31/10), às 9h, um encontro especial para marcar o Outubro Rosa. Com ênfase na saúde preventiva e na conscientização sobre o câncer de mama, a palestra “O Poder da Prevenção no Outubro Rosa” foi conduzida pela psicóloga Iracema Gabardo, referência em cuidados paliativos e tanatologia. A atividade ocorreu na sede do sindicato.
Iracema Gabardo é psicóloga especializada em Cuidados Paliativos pela Casa do Cuidar, em São Paulo, com ampla experiência em tanatologia. Primeira Vice-Presidente da Liga Feminina de Combate ao Câncer de Canoas e voluntária no atendimento a pacientes oncológicos desde 2017, Iracema também lidera o Espaço da Palavra – Clínica de Psicologia e atua como Vice Coordenadora do Núcleo da Saúde da CICS. Ela reforça a importância do autocuidado como prática essencial para fortalecer mente e corpo diante dos desafios do câncer de mama.
“A prevenção começa com o conhecimento e a atenção aos sinais e sintomas. Sinais são aquelas mudanças que podemos ver ou sentir, como um nódulo detectado ao toque. Já os sintomas são as sensações de desconforto que notamos, como uma dor fora do comum”, explicou Iracema Gabardo.
“Em 2022 foram registrados mais de 20 milhões de novos casos de câncer no mundo. A conscientização sobre o autocuidado é essencial para reduzir esse impacto e garantir um diagnóstico precoce, pois isso aumenta muito as chances de tratamento bem-sucedido”, concluiu.
A iniciativa reflete o compromisso do SETCERGS em promover temas de saúde e qualidade de vida para o setor de transporte de cargas. Como apoiador de ações voltadas ao bem-estar, o sindicato busca sensibilizar sobre a importância dos cuidados preventivos e do diagnóstico precoce, alinhando-se ao movimento nacional do Outubro Rosa. Segundo dados da Sociedade Brasileira de Mastologia, o diagnóstico precoce aumenta em até 95% as chances de cura do câncer de mama, reforçando a relevância de encontros como este.
Redação: Rafael Sodré