07/04/2025

SETCERGS e Exército debatem soluções para o futuro da profissão de motorista de caminhão

Encontro reuniu entidades estratégicas para discutir alternativas à Lei da Aprendizagem e atrair jovens para o setor de transporte

A escassez de motoristas de caminhão qualificados tem se tornado um desafio crescente para o setor de transporte no Brasil. Buscando alternativas para enfrentar esse problema, o Sindicato das Empresas de Transportes de Carga e Logística no Rio Grande do Sul (SETCERGS) se reuniu, na manhã da última sexta-feira (04/04), com o Comando Militar do Sul. O objetivo da reunião foi discutir formas de aplicar a Lei da Aprendizagem no setor e encontrar maneiras de atrair as novas gerações – incluindo recém-formados no Ensino Médio e soldados licenciados do Exército – para a carreira de motorista de caminhão.

O encontro reuniu representantes de instituições públicas e privadas que atuam no desenvolvimento de talentos, visando enfrentar a crescente escassez de profissionais jovens na área. Representando o SETCERGS, estiveram o assessor jurídico do SETCERGS, Diego Coster, e o diretor da Superintendência de Relações do Trabalho, Sérgio Neto. Para o setor, é crucial formar uma nova mão de obra, abrindo as portas para as diversas oportunidades que o segmento de transporte e logística oferece. Ao destacar essas possibilidades, é possível despertar o interesse e atrair os jovens para uma nova carreira, além de garantir que os profissionais se qualifiquem e se integrem ao mercado de trabalho.

A iniciativa faz parte de um projeto mais amplo, voltado à qualificação e inserção profissional de soldados e ex-militares. A proposta é viabilizada por meio de articulação entre a FGTAS, entidades do Sistema S (Senac, Senai, Sest/Senat), empresas parceiras e organizações militares. A ação valoriza as competências adquiridas durante o serviço militar e oferece capacitações gratuitas nas áreas de transporte, segurança, logística, manutenção e atendimento ao cliente.

O encontro também contou com a presença de representantes da Superintendência Regional do Trabalho no RS, Comando Militar do Sul, Sindicato das Empresas de Segurança Privada (SINDESP), Senac/RS, Senai/RS e Sest Senat/RS..

Redação: Rafael Sodré


Legenda: SETCERGS e Exército debatem soluções para o futuro da profissão de motorista de caminhão
Créditos: Rafael Sodré
Legenda: SETCERGS e Exército debatem soluções para o futuro da profissão de motorista de caminhão
Créditos: Rafael Sodré
Legenda: SETCERGS e Exército debatem soluções para o futuro da profissão de motorista de caminhão
Créditos: Rafael Sodré