23/04/2024

SETCERGS cobra melhorias no emplacamento de veículos no RS

Reunião buscou sensibilizar as autoridades sobre a importância do setor de transporte de cargas e logística para a economia estadual, destacando a geração de empregos e serviços que esse segmento proporciona

Na manhã desta terça-feira (23/04), representantes do Sindicato das Empresas de Transporte de Cargas e Logística no Rio Grande do Sul (SETCERGS) se reuniram com o auditor Fiscal da Receita Estadual em busca de soluções para os problemas enfrentados no sistema de emplacamento de veículos no estado. O encontro contou com a presença do presidente do SETCERGS, Sérgio Gabardo; do assessor Jurídico, Dr. Fernando Massignan; do coordenador da Comissão de Assuntos Tributários, Valmor Scapini; e da coordenadora de Gestão, Michele Souza. A iniciativa surgiu após discussões no Conselho de Boas Práticas Tributárias do Estado do Rio Grande do Sul, que identificou entraves no processo de licenciamento e emplacamento enfrentados pelos transportadores gaúchos.
 
"A burocracia do estado no emplacamento de veículos zero km é muito alta. Consigo emplacar em São Paulo caminhão de Goiás, e aqui no estado eu preciso levar o caminhão até Porto Alegre para bater foto e passar por vistoria, dificultando para nós transportadores, além do valor do nosso emplacamento ser o mais caro da América Latina", desabafa Gabardo.
 
Para o coordenador da Comissão de Assuntos Tributários, Valmor Scapini, o Rio Grande do Sul não vê o transportador como um segmento importante para a economia.
 
“Infelizmente isto fica muito claro. O estado não enxerga o transporte de carga e logística como uma atividade importante, sendo que cada caminhão gera muitos empregos e serviços", finaliza.
 
O auditor fiscal da Receita Estadual, Fernando Pessanha, se mostrou receptivo às demandas das transportadoras e se comprometeu a buscar soluções em conjunto com o Detran e demais órgãos competentes.
 

Legenda: Reunião no SETCERGS
Créditos: Aline Mena
Legenda: Reunião no SETCERGS
Créditos: Aline Mena