SETCERGS avalia diretrizes do Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito (Pnatrans)
Programa visa reduzir fatalidades no trânsito no país
O Sindicato das Empresas de Transporte de Carga e Logística no Rio Grande do Sul (SETCERGS) participou da reunião do Conselho Municipal de Mobilidade Urbana (COMMU) nesta quarta-feira (17/09), debatendo o Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito (Pnatrans), que estabelece ações até 2030 para reduzir acidentes e fatalidades. O diretor da Superintendência de Operações de Transporte e Logística do SETCERGS, Carlos Schneider, representou a entidade no encontro realizado de maneira online em Porto Alegre.
A intenção é diminuir pela metade o índice de mortos em relação aos dados de 2020. Durante a reunião, a representante do Detran/RS, conselheira Sinara Cristiane Tres, apresentou as diretrizes do plano e explicou os seis pilares do Pnatrans: Gestão da Segurança no Trânsito, Vias Seguras, Segurança Veicular, Educação para o Trânsito, Vigilância, Promoção da Saúde e Atendimento às Vítimas, além de Normatizações e Fiscalização.
Sinara destacou que o plano parte do princípio de também considerar o erro humano na construção das políticas públicas.
“Temos que prever o erro humano, mas mesmo errando a pessoa tem o direito de sobreviver. Não é porque errou uma manobra que tem que morrer. Precisamos criar vias que sejam protetoras”, afirmou.
O SETCERGS reforçou seu compromisso em acompanhar e colaborar com iniciativas que promovam maior segurança no trânsito, atuando junto ao COMMU para apoiar a implementação de medidas que beneficiem tanto o setor de transporte quanto a população em geral.
Redação: Vítor Figueiró e Marcelo Matusiak