Segundo dia do XVI Congresso Gaúcho de Atualização em Pediatria encerrou com debate sobre cuidados nas dietas vegetarianas e veganas
Atividades acontecem até este sábado (06/04) no Centro de Eventos do Barra Shopping Sul, em Porto Alegre
A última miniconferência do segundo dia do XVI Congresso Gaúcho de Atualização em Pediatria, promovido pela Sociedade de Pediatria do Rio Grande do Sul (SPRS), abordou o tema ‘’Cuidados nas dietas vegetarianas e veganas’’, contando com a participação do médico Matias Epifânio. O especialista apontou que as causas principais da adoção de dietas sem alimentos de origem animal ocorrem por motivos diversos como religiões, ecológicos e devido a crenças sobre saúde.
A alerta, porém, é que com base em evidências atuais, as dietas vegetarianas e veganas não mostraram ser seguras no período de alimentação complementar, pois podem causar a falta de vitaminas e minerais importantes, o que pode atrasar o crescimento e o desenvolvimento mental e físico de maneira diferente de uma dieta variada e saudável, como a dieta mediterrânea.
Apesar disso, a dieta vegana ou vegetariana pode ser realizada quando é bem controlada e há o acompanhamento frequente dos níveis de vitaminas, minerais e proteínas, principalmente a vitamina B12, o cálcio, o zinco, a vitamina D e a ferritina.
“É importante saber os motivos que levam a família a adotar uma dieta vegetariana, para entender o conhecimento da família sobre o assunto e sempre respeitar, nós podemos concordar, ou não, com essa decisão, mas precisamos sempre respeitar”, ressaltou o médico.