Ricardo Gomes analisa desafios do transporte diante do cenário político de 2026
Palestra no Congresso da 24ª TranspoSul destacou a importância de planejamento estratégico para o setor
A leitura do cenário político brasileiro com foco em 2026 foi o tema central da palestra ministrada pelo assessor político do Sindicato das Empresas de Transporte de Cargas e Logística no Rio Grande do Sul (SETCERGS), Ricardo Gomes, realizada na quarta-feira (24/09), no Auditório Principal da 24ª TranspoSul – Feira e Congresso de Transporte e Logística. Diante de um público atento, Gomes destacou as incertezas que cercam o próximo ciclo eleitoral e como elas podem impactar diretamente a competitividade e a sustentabilidade do transporte rodoviário de cargas. Entre os pontos abordados, estiveram as tendências de maior regulação sobre a atividade econômica, a necessidade de fortalecimento das políticas de infraestrutura, a complexidade tributária e a relação do setor com a agenda ambiental e de descarbonização. O palestrante lembrou que as empresas precisam de previsibilidade para planejar e o cenário político brasileiro é marcado pela incerteza — e isso tem um preço muito alto.
“O Brasil é fruto de fenômenos culturais e educacionais que se arrastam por gerações. No longo prazo, eu tenho absoluta clareza de onde o país vai estar; no médio prazo, consigo desenhar cenários. Mas, no curto prazo, a incerteza é total: não sei o que pode acontecer amanhã, muito menos na próxima semana” disse.
Ricardo Gomes mostrou que essa realidade contrasta com a lógica empresarial.
“As companhias disputam mercado em meio a um ambiente instável, justamente no momento em que o mundo passa por profundas transformações. Há uma reorganização de cadeias produtivas em níveis locais, regionais e globais. Diante disso, as empresas são obrigadas a repensar investimentos e se adaptar a uma dinâmica em que, muitas vezes, o próprio governo define os rumos da abertura de mercado”, declarou Ricardo Gomes.
A palestra ainda evidenciou a importância do diálogo institucional e da mobilização de lideranças para garantir que os interesses do setor estejam representados nas principais pautas do país. O debate mostrou que o próximo ciclo político exigirá preparo, articulação e visão estratégica para que o transporte mantenha seu papel essencial na economia brasileira.
A 24ª TranspoSul é uma realização do SETCERGS. Patrocinadores Masters: Dipesul Volvo, Iveco, Mercedes-Benz, Volkswagen Caminhões e Ônibus, DAF Eldorado Caminhões e Governo do Estado do Rio Grande do Sul; Patrocinador Premium: Grupo Vamos. Patrocinador Plus: Veloe Go. Apoiador do Congresso: Transpocred. Para mais informações acesse www.transposul.com
Redação: Marcelo Matusiak e Rafael Sodré