Revista Trends in Health Sciences é destaque em fórum de mudanças climáticas
Evento em Porto Alegre reuniu líderes, pesquisadores e gestores para debater sustentabilidade e saúde
As mudanças climáticas deixaram de ser uma ameaça distante e já impactam diretamente na saúde da população. Enchentes, estiagens, ondas de calor e o aumento de doenças respiratórias e vetoriais estão entre os efeitos mais visíveis dessa crise global, que exige respostas urgentes e integradas. Nesse contexto, ciência, educação e políticas públicas ganham papel central para preparar comunidades e fortalecer a resiliência do país.
Diante deste cenário, a Trino Cast CNM promoveu o Fórum Nacional de Educação Energética e Mudanças Climáticas, na quinta-feira, dia 28 de agosto, no Centro de Eventos da UniRitter – Campus Zona Sul, em Porto Alegre. O evento contou com apoio institucional da Associação Médica do Rio Grande do Sul (AMRIGS) e da revista científica da entidade, Trends in Health Sciences.
Um questionamento central feito no evento aos palestrantes foi se a cidade e a saúde da população estão preparadas para enfrentar os desafios das mudanças climáticas e da transição energética. Neste cenário, o médico Airton Stein, membro do Conselho de Representantes da AMRIGS e integrante do Conselho Editorial da Trends in Health Sciences, destacou a necessidade de adaptação imediata, ressaltando características presentes nos artigos publicados na revista da instituição gaúcha, que refletiram sobre as causas do desastre climático ocorrido no Rio Grande do Sul em maio de 2024.
“As cidades precisam estar preparadas para enfrentar os efeitos das alterações do clima e da transição energética. O desastre ocorrido no RS em 2024 foi resultado de três fatores principais: o aquecimento global, o fenômeno El Niño — caracterizado pelo aquecimento das águas do Pacífico equatorial — e a falta de infraestrutura. Enquanto o aquecimento global e o El Niño exigem medidas de mitigação, como a redução dos gases de efeito estufa, a carência de estrutura demanda adaptação, com aumento da resiliência, especialmente nas áreas urbanas. No campo da saúde, isso significa desde reduzir a poluição do ar até adotar planos de contingência para ondas de calor e prevenção de surtos de dengue”, declarou Dr. Stein.
A Trends in Health Sciences, lançada em abril de 2025, dedicou sua edição inaugural ao tema “Saúde Planetária”, reunindo artigos de pesquisadores nacionais e internacionais sobre os impactos da crise climática na saúde global. A presença da revista no Fórum reforçou a proposta de difundir conhecimento científico de ponta e fomentar políticas públicas que integrem saúde, sustentabilidade e inovação.
A comissão científica multidisciplinar do evento foi presidida pelo Dr. Alexandre Tavares, doutor em transição energética, e contou com a presença do renomado climatologista Dr. Carlos Nobre, referência internacional por seus estudos sobre a Amazônia e participações em conferências da ONU, como a COP29. Empresários e gestores também contribuíram com soluções práticas, que vão desde a expansão de energias renováveis até programas educacionais para a transição energética no Rio Grande do Sul.
Redação: Marcelo Matusiak