15/03/2025

Representantes da AMRIGS dialogam com ministro Alexandre Padilha em evento no GHC

Vice-presidente da AMRIGS, Dr. Paulo Morassutti e o diretor de Comunicação, Dr. Marcos André dos Santos, acompanharam o evento e conversaram com Alexandre Padilha

A Associação Médica do Rio Grande do Sul (AMRIGS) participou da inauguração do serviço de Radioterapia do Centro de Oncologia do Grupo Hospitalar Conceição (GHC) em Porto Alegre, na manhã deste sábado, 15 de março, com a presença do novo ministro da Saúde, Alexandre Padilha. A expectativa é que, com a abertura do local, 700 pacientes por ano sejam atendidos no GHC. O novo serviço conta com um acelerador linear que proporciona tratamentos mais precisos e com menos efeitos colaterais.
 
A AMRIGS foi representada no evento pelo vice-presidente, Dr. Paulo Morassutti, e pelo diretor de Comunicação, Dr. Marcos André dos Santos, que acompanharam o cerimonial e conversaram com Padilha sobre as demandas da pasta e questões estratégicas da saúde. Os representantes da Associação Médica também formalizaram um convite ao ministro para uma visita institucional à sede da entidade.
 
"Em nosso diálogo com o ministro Alexandre Padilha, colocamos à disposição toda a estrutura da AMRIGS e o conceito de boas práticas médicas para alcançarmos nossos objetivos em comum. O ministro enalteceu nosso trabalho e acolheu com satisfação o convite para uma visita à nossa sede", explicou Dr. Morassutti.
 
"A AMRIGS tem um compromisso permanente com a valorização da medicina e o fortalecimento do sistema de saúde. Estar presente neste evento do Grupo Hospitalar Conceição, ao lado do ministro Padilha, reforça nosso papel de contribuir para o desenvolvimento da saúde pública no Rio Grande do Sul", avaliou Dr. Marcos André.
 
O evento também contou com a presença da secretária estadual da Saúde do RS, Arita Bergmann; do secretário de Saúde de Porto Alegre, Fernando Ritter; do diretor-presidente do GHC, Gilberto Barichello; do gerente das Unidades de Internação e também conselheiro da AMRIGS, Dr. José Accioly Jobim Fossari; de parlamentares e de diversos representantes da área da Saúde.
 
Segundo o ministro Alexandre Padilha, a principal "obsessão" do atual Ministério da Saúde é reduzir o tempo de espera para atendimentos e diagnósticos. Para isso, destacou a importância do trabalho das entidades médicas nesse processo e do novo serviço disponibilizado pelo GHC.
 
“Agradeço a presença da AMRIGS e de outros conselhos; é um trabalho de todos. Por isso estamos inaugurando definitivamente todo o serviço de radioterapia aqui no Centro de Oncologia do GHC, uma ação estratégica para reduzir o tempo de espera de início do tratamento de radioterapia, não somente para os pacientes do Conceição, mas para toda a cidade de Porto Alegre e região metropolitana”, enfatizou em seu discurso. 
 
A obra, que integra o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), terá um investimento estimado em R$ 250 milhões. Padilha também anunciou o primeiro mutirão de exames e cirurgias do ano, que será realizado nos hospitais do GHC. Em um único dia, o mutirão garantirá 339 atendimentos, incluindo 88 cirurgias gerais, pediátricas, ginecológicas, ortopédicas, entre outras especialidades, e 251 exames, como mamografias, biópsias de mama e eletrocardiogramas.
 
Redação: Vítor Figueiró
Coordenação: Marcelo Matusiak
 

Legenda: Na foto: gerente das Unidades de Internação, José Accioly Jobim Fossari, diretor de Comunicação da AMRIGS, Dr. Marcos André dos Santos, ministro da Saúde, Alexandre Padilha e vice-presidente da AMRIG
Créditos: Vítor Figueiró
Legenda: Ministro Alexandre Padilha e representantes da AMRIGS
Créditos: Vítor Figueiró
Legenda: AMRIGS no GHC
Créditos: Vítor Figueiró
Legenda: AMRIGS no GHC
Créditos: Vítor Figueiró
Legenda: AMRIGS no GHC
Créditos: Vítor Figueiró