06/05/2024
Projeto Amparo da AMRIGS revive a chegada da etnia pomerana em São Lourenço do Sul
Bate-papo será conduzido pelo prefeito da cidade e pela secretária municipal de Turismo, Indústria e Comércio
A Associação Médica do Rio Grande do Sul (AMRIGS) realizará mais uma edição do Projeto Amparo, abordando, desta vez, o tema "São Lourenço do Sul e sua herança étnica pomerana". O evento acontecerá no dia 13 de maio, segunda-feira, às 17h, na sede da entidade (Avenida Ipiranga, 5311, Porto Alegre).
O município recebeu, na segunda metade do século XIX, imigrantes vindos da Alemanha e da região da Pomerânia (localizada ao norte da Alemanha e Polônia, às margens do Mar Báltico), que foi devastada no final do século XVIII. Cerca de 80% dos imigrantes que chegaram à região a partir de janeiro de 1858 tinham ascendência pomerana. Atualmente, é o terceiro maior produtor de tabaco do Rio Grande do Sul e o sétimo do Brasil, reconhecido regionalmente por suas belas praias de água doce.
O evento contará com a presença do palestrante Rudinei Härter, prefeito de São Lourenço do Sul, que também já atuou como vereador na cidade e desempenhou diversas funções, como advogado e agricultor. Também estará presente Fernanda Krumreich Helms, secretária Municipal de Turismo, Indústria e Comércio, que trabalha junto ao Poder Executivo Municipal de São Lourenço do Sul desde 2017.
A inscrição no Projeto Amparo é gratuita. Interessados em participar, tanto presencialmente quanto online, por meio do Sympla Streaming, devem enviar um e-mail com seu nome completo para relacionamento@amrigs.org.br
Redação: Gabriela Dalmas e Marcelo Matusiak