13/03/2024
Palestra ''Saúde Feminina em Equilíbrio'' promove conhecimento e integração de mulheres empreendedoras em Sapiranga
CDL Sapiranga promoveu evento com Dra. Cintia Machado que falou sobre os cuidados com a saúde
A palavra-chave da noite foi o equilíbrio, uma constante necessária na vida das mulheres. O evento, realizado na noite desta quarta-feira (13/03), no Salão de Festas da CDL Sapiranga, reuniu mulheres empreendedoras para refletirem sobre cuidados necessários para a saúde física e mental. A conversa ministrada pela médica Dra. Cintia Machado, falou dos desafios da busca pela saúde. Durante a saudação inicial, Ana Paula Dorscheid, coordenadora do Núcleo CDL Mulher Sapiranga, ressaltou os esforços em mobilizar as mulheres empreendedoras do município.
"Nosso grupo vem fazendo um trabalho fortalecendo um pouco mais nosso movimento. No ano passado criamos uma base para que pudéssemos ter um evento como esse, hoje. O objetivo é que possamos aprender cada vez mais", disse.
A Dra. Cintia Machado, especialista em medicina funcional integrativa com abordagem em longevidade, reposição hormonal, doenças autoimunes e saúde intestinal, destacou a importância de um olhar atento para a saúde feminina.
"A mulher que cuida do seu corpo, da sua saúde e do seu espírito, trabalha em suas imperfeições, desenvolve novas habilidades e aprimora ainda mais cada qualidade que Deus a deu", discorreu.
Na sua apresentação, a palestrante salientou a importância de não considerar normal, algumas situações envolvendo a saúde do corpo ou da mente.
“Sempre procuro passar que o corpo é um todo e tudo se conecta. Todas as queixas se relacionam e é possível viver em equilíbrio, desde que as causas da sua doença seja, descobertas, detalhou.
A médica também falou dos cinco pilares da saúde: sono, gerenciamento de estresse, qualidade da alimentação, saúde intestinal e exercício físico.
Dados preocupantes
Em países desenvolvidos, estima-se que 30% das mulheres estejam com sobrepeso
Nos EUA, 01 a cada 04 mortes de mulheres é devida a problemas cardiovasculares
Mais de 1 bilhão de mulheres não visita um profissional de saúde ao longo de um ano
Mais de 1.5 bilhão de mulheres não realiza exames para detectar qualquer tipo de doença
Fonte: Women's health in The BMJ: a data Science history