Palestra de Felipe Costa na TranspoSul destacou como novas ideias podem transformar o setor logístico
Cultura de inovação é essencial para crescimento de empresas
A importância de criar um ambiente inovador nas transportadoras foi destaque nesta sexta-feira (26/09) no Palco Transposul - Tudo Gira Sobre Rodas da 24ª TranspoSul. A palestra “Criando uma cultura de inovação na sua transportadora” trouxe ferramentas práticas para impulsionar mudanças em organizações de diferentes portes. O debate foi conduzido pelo mentor e palestrante Felipe Costa, que atua em ecossistemas de inovação como Instituto Caldeira, Acate e Abstartups, e em programas de intra-empreendedorismo de empresas como Ambev, Sicoob e GPA. Na sua fala, ele explicou os desafios e impactos de não estimular novas ideias.
"Inovar não é tarefa simples: exige inconformismo, disposição e esforço extra de quem busca melhorar processos e ambientes. Um estudo da McKinsey & Company (2020) revelou que, para 170 mil colaboradores no Brasil, a inovação era prioridade número um. Isso mostra que muitos têm vontade de contribuir, mas acabam frustrados quando líderes não abrem espaço para suas ideias. Essa falta de oportunidade gera desmotivação e até a saída de talentos em busca de empresas mais abertas à melhoria. Assim, não inovar prejudica não só a competitividade da organização, mas também o engajamento das pessoas, afirmou.
Ao detalhar formas práticas de engajar equipes na inovação, Felipe Costa destacou a importância de envolver os colaboradores no desenvolvimento de ideias e melhorias internas.
"Quando falamos de inovação interna, estamos falando de empoderar os colaboradores para contribuir com melhorias na empresa. Não é necessário investir grandes somas; muitas vezes basta educá-los sobre como propor mudanças e criar programas de ideias ou projetos internos. Isso gera ganhos significativos nos processos, como substituir planilhas por sistemas mais eficientes, melhora a qualidade de vida dos funcionários e otimiza áreas como vendas, aumentando lucros. Em alguns casos, ainda permite que a empresa explore novos mercados e tecnologias, ampliando oportunidades de crescimento’’, finalizou.
A palestra reforçou como o Congresso da TranspoSul se consolida como espaço de inspiração e aprendizado, unindo o transporte rodoviário de cargas às tendências de transformação do mundo dos negócios.
A 24ª TranspoSul é uma realização do SETCERGS. Patrocinadores Masters: Dipesul Volvo, Iveco, Mercedes-Benz, Volkswagen Caminhões e Ônibus, DAF Eldorado Caminhões e Governo do Estado do Rio Grande do Sul; Patrocinador Premium: Grupo Vamos. Patrocinador Plus: Veloe Go. Apoiador do Congresso: Transpocred. Para mais informações acesse https://transposul.com/.
Redação: Marcelo Matusiak e Rafael Sodré