29/09/2025

Os "8 Cuidados Essenciais da Vida" para viver mais e melhor

Artigo de opinião: Luís Beck da Silva Neto - Presidente da Sociedade de Cardiologia do Rio Grande do Sul (SOCERGS)

No Dia Mundial do Coração (29/09), a SOCERGS salienta a todos o que realmente importa para prevenção de doenças cardiovasculares e impacta na longevidade. 

Os “Life’s Essential 8”, é um conjunto de fatores de saúde que ajudam a viver mais e melhor proposto pela Associação Americana do Coração.

  1. Alimentação saudável – Dieta rica em frutas, vegetais, grãos integrais, proteínas magras e oleaginosas, com menos ultraprocessados, reduz risco de doenças crônicas.

  2. Atividade física – Praticar pelo menos 150 minutos de atividade moderada por semana melhora coração, músculos, metabolismo e cérebro, retardando o envelhecimento.

  3. Evitar tabaco e nicotina – Parar de fumar ou não iniciar continua sendo uma das medidas mais eficazes para prevenir morte precoce.

  4. Sono de qualidade – Dormir 7 a 9 horas por noite regula pressão arterial, glicemia, inflamação e preserva funções cognitivas.

  5. Peso saudável – Manter o peso adequado reduz sobrecarga metabólica e risco de hipertensão, diabetes e dislipidemia.

  6. Colesterol controlado – Níveis equilibrados de lipídios no sangue previnem aterosclerose e complicações cardiovasculares.

  7. Glicemia equilibrada – Controlar glicose e hemoglobina glicada diminui risco de cardiopatias, AVC e doenças renais.

  8. Pressão arterial normal – Reduz mais de 50% dos eventos cardiovasculares e garante maior expectativa de vida saudável.

Esses fatores funcionam de forma integrada: exercício ajuda a controlar peso, diminuir o peso diminui o apetite, a glicemia, o colesterol e melhora o sono; dieta adequada favorece pressão arterial e metabolismo. Estudos mostram que aderir ao Life’s Essential 8 pode “rejuvenescer” biologicamente em até seis anos e aumentar os anos de vida livre de doenças crônicas.

Eu incluiria ainda um nono aspecto essencial que é evitar o isolamento social e a solidão como medida para aumentar a longevidade. Portanto socializar com grupos de amigos, prezar pelas amizades verdadeiras e interagir são também relevantes para viver mais e melhor.

Assim, cada passo e cada troca fortalece o coração e amplia a chance de envelhecer com vitalidade e autonomia.

 


Legenda:
Créditos: