09/12/2025
Novo mamógrafo digital ampliará em mais de 50% a oferta de exames para mulheres da região de Sapiranga
Convênio entre Governo do Estado e Hospital Sapiranga garante investimento de R$ 1,12 milhão para qualificar o diagnóstico
Diagnósticos mais precisos, maior segurança e a possibilidade de ampliar em mais de 50% o acesso das mulheres aos exames de mamografia. Esse é o impacto imediato da chegada de um novo mamógrafo digital ao Centro da Mulher do Hospital Sapiranga, viabilizado por meio de um convênio firmado com o Governo do Estado. O investimento fortalece a prevenção do câncer de mama e coloca a tecnologia a serviço de milhares de pacientes que dependem do atendimento público na região.
Atualmente, o Hospital Sapiranga realiza cerca de 6 mil mamografias por ano. Com o novo equipamento, será possível chegar a 9 mil exames anuais, sem necessidade de expansão estrutural, otimizando o tempo de atendimento e qualificando toda a experiência das pacientes.
“A entrega do nosso novo mamógrafo digital representa um avanço muito importante para o cuidado em saúde da mulher no Hospital Sapiranga. Com essa tecnologia, passamos a oferecer diagnósticos mais precisos, imagens de alta resolução e um índice significativamente menor de radiação, o que torna o exame mais seguro e confortável. Além disso, o equipamento otimiza o tempo de realização da mamografia e amplia a nossa capacidade operacional”, afirmou a diretora-executiva do Hospital Sapiranga, Elita Herrmann.
A secretária de estado da Saúde, Arita Bergmann, reforçou o impacto social do convênio.
“Estamos muito felizes aqui hoje assinando este convênio, pois a prevenção é fundamental. Fazer o exame em tempo oportuno é essencial para evitar que, já com o câncer avançado, o paciente tenha mais dificuldade de tratamento e de cura”, destacou.
Durante o encontro, a diretora-executiva do Hospital Sapiranga, Elita Herrmann, também apresentou ao Governo do Estado um novo pleito para 2026: recursos do Programa Avançar para adequação e ampliação dos ambulatórios do Assistir SUS, de cirurgia geral e traumatologia. A gestora destacou que o hospital atende 13 municípios, alcançando cerca de 500 mil habitantes, e que somente em 2025 já foram realizadas 2.444 cirurgias SUS, além de 134 cirurgias de joelho pelo SUS Gaúcho.
A agenda contou ainda com a participação da Liga Feminina de Combate ao Câncer de Sapiranga, representada pela presidente Márcia Konrath e pelas vice-presidentes Patrícia Terabe e Cristiane Augsten. Também prestigiaram o ato a prefeita de Sapiranga, Carina Nath; a secretária de Saúde de Sapiranga, Janete Salvati Hess; e o vice-presidente do Hospital Sapiranga, Alceu Romeu Klein.
Redação: Marcelo Matusiak