13/03/2025

Nova diretoria do SETCERGS assume com compromisso de fortalecer ainda mais o transporte e a logística no RS

Cerimônia de posse reuniu lideranças políticas e empresariais para destacar a relevância do setor na economia e no dia a dia da população

O transporte de cargas e a logística são essenciais para garantir o abastecimento de produtos, o crescimento econômico e a geração de empregos no Rio Grande do Sul. Diante desse cenário, o Sindicato das Empresas de Transporte de Carga e Logística no Rio Grande do Sul (SETCERGS) iniciou um novo ciclo na noite de quarta-feira (12/03), com a posse da diretoria para o biênio 2025-2026. A cerimônia, realizada na sede da entidade, reuniu empresários do setor, autoridades políticas e lideranças institucionais.
 
O novo presidente do SETCERGS, Delmar Albarello (Troca Logística), assumiu o cargo com o compromisso de ampliar o diálogo entre empresas, governo e sociedade, buscando soluções para desafios como infraestrutura, tributação e inovação no setor.
 
“Quero estender um convite a todos os setores econômicos do país – indústria, comércio e serviços – para que possamos trabalhar juntos e avançar. Muitas conquistas foram alcançadas ao longo dos últimos anos, fruto do esforço de diferentes gestões. Nenhum presidente constrói resultados sozinho, e é a união de todos que nos permite superar desafios. Por isso, convidamos as autoridades e o governo para um debate. Não buscamos favores ou benefícios, mas sim a construção de soluções, o planejamento de projetos e a busca pelo progresso. Temos muitos projetos e queremos seguir em frente”, afirmou Albarello.
 
Ao seu lado, Marcelo Dinon (Dinon Transportes) ocupa a vice-presidência. A diretoria conta ainda com Rodrigo Michelon (Rodocell Transportes e Logística), Eduardo Richter (Transportadora Transvr), Leandro Bortoncello (Transportadora Transmiro), Gustavo Bernardini (Edini Transportes) e Andressa Scapini (Scala Transportes e Administração), cada um liderando áreas estratégicas da entidade.
 
O ex-presidente Sérgio Mário Gabardo, ao transmitir o cargo, destacou a continuidade do trabalho realizado pelo SETCERGS.
 
“Por duas vezes como presidente, vivi de perto os desafios enfrentados por cada transportador que esteve ao nosso lado. Passamos por uma verdadeira catástrofe, enfrentamos uma pandemia e, mesmo diante desse cenário, conseguimos avançar. Durante nossa gestão, estivemos junto ao governo, dialogamos diretamente com autoridades e buscamos soluções quando ninguém tinha respostas claras. Foram dois anos sem nossa TranspoSul, mas conseguimos retomá-la e expandi-la. Também trouxemos o Ministério Público e o Ministério Público do Trabalho para dentro dos diálogos com o SETCERGS, fortalecendo nossa relação institucional. Esse trabalho nos permitiu construir um respeito mútuo com as autoridades”, afirmou Gabardo.
 
O vice-governador Gabriel Souza enalteceu o papel fundamental do SETCERGS no enfrentamento das enchentes de 2024.
 
“O gabinete de crise enfrentou um grande desafio para garantir que as doações chegassem a quem mais precisava. Recebemos toneladas de donativos de diversas partes do Brasil e até do exterior, e a logística envolvida era extremamente complexa. Em 2023, conseguimos administrar a distribuição porque a área mais atingida era localizada, mas, em maio de 2024, a tragédia se espalhou por praticamente todo o Rio Grande do Sul, com mais de 90% dos municípios em situação de emergência ou calamidade. A Defesa Civil, formada por servidores e militares altamente capacitados, não possui expertise logística para gerir uma operação dessa magnitude. Foi nesse momento que o setor de serviços e logística teve um papel essencial, garantindo que a solidariedade da população se convertesse em ajuda efetiva para os mais necessitados”, declarou o vice-governador.
 
A presidente da Câmara de Vereadores de Porto Alegre, Comandante Nádia, ressaltou o trabalho dos empresários do segmento.
 
“O esforço diário de homens e mulheres, de sol a sol, dignifica a pessoa humana, gera renda e sustenta os lares dos gaúchos e de tantos brasileiros. A união se reflete na força de uma grande família, onde um cuida do outro e vai além, como vimos recentemente nas enchentes, quando transportadoras atingidas se mobilizaram para ajudar aqueles que tudo perderam. Esse espírito solidário e comprometido é o que nos fortalece”, declarou.
 
O desembargador Gilberto Souza dos Santos, representando o Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região, ressaltou a importância do equilíbrio nas relações trabalhistas no setor e colocou a instituição à disposição para o diálogo, lembrando que a Justiça do Trabalho é composta por 300 integrantes, entre homens e mulheres, que atuam para garantir o cumprimento das leis trabalhistas.
 
O deputado estadual Gustavo Victorino afirmou que pretende trabalhar pelas principais pautas do segmento.
 
“Há anos temos conversado sobre as demandas do setor, e tudo o que foi dito aqui hoje não é novidade para mim, pois já ouvi diretamente dele: as queixas, os elogios, a admiração e a exigência de respeito pelo segmento. Por isso, em nome da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, não apenas cumprimento e desejo uma excelente gestão a você, Delmar, mas reforço que nossas portas estão abertas. Não se trata apenas do meu gabinete, que é uma extensão do seu espaço de trabalho, mas de toda a Assembleia, onde muitos parlamentares estão ao lado do setor, prontos para lutar por suas causas e pela economia”, afirmou.
 
O prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo, reconheceu o transporte como um dos pilares econômicos mais importantes.
 
“O setor de transporte é fundamental para a economia, responsável por movimentar mais de 60% da riqueza do Brasil, seja no campo ou na cidade. Muitas vezes não percebemos, mas quando chegamos a um supermercado, padaria ou bar logo cedo e encontramos tudo organizado, é porque houve um intenso trabalho logístico durante a madrugada, garantindo que os produtos estivessem lá. Quero reafirmar nosso compromisso com o setor, incluindo projetos como o Acesso Norte, que seguimos avançando neste segundo mandato”, declarou.
 
Entre os presentes, destacaram-se o ex-governador Germano Rigotto e lideranças do setor, como Francisco Cardoso (FETRANSUL e NTC&Logística), Jefferson Fürstenau (FENABRAVE e SINCODIV-RS), Gilberto Ribeiro (FIERGS), Rodrigo Souza Costa (FEDERASUL), Arcione Piva (Sindilojas Porto Alegre) e Leonardo Ely Schreiner (FECOMÉRCIO), entre outros. A cerimônia também contou com dirigentes de diversas entidades empresariais e sindicais, ex-presidentes do SETCERGS, representantes dos apoiadores institucionais, membros do COMJOVEM Porto Alegre e da imprensa, além de convidados que prestigiaram este momento significativo para o transporte rodoviário de cargas e logística no Rio Grande do Sul.
 
O SETCERGS destacou e agradeceu o apoio de seus parceiros institucionais. Entre os apoiadores Diamante, estão Ticket Log Repom Edenred, TruckPag, Veloe GO e Bregalda Seguros Logísticos. Na categoria Ouro, Autotrac, Grupo Apisul, Delta Global, Trucks Control, Michelin Connected Fleet, Luber Corretora, DP Logística e FM Pneus. Como apoiadores Prata, estão Vale do Caí, Atual Pneus e Grupo Hoff. Já na categoria Bronze, a parceria é da Suspentech.
 
Redação: Marcelo Matusiak
 

Legenda: Evento de apresentação da Diretoria do SETCERGS
Créditos: William Cardoso
Legenda: Diretoria Eleita
Créditos: William Cardoso
Legenda: Presidente eleito, Delmar Albarello
Créditos: William Cardoso
Legenda: Vice-governador Gabriel Souza
Créditos: William Cardoso
Legenda: Presidente eleito do SETCERGS, Delmar Albarello
Créditos: William Cardoso
Legenda: Entrega da chave pelo ex-presidente Sérgio Mário Gabardo a Delmar Albarello
Créditos: William Cardoso
Legenda: Prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo
Créditos: William Cardoso
Legenda: Presidente da Câmara Municipal de Porto Alegre, Comandante Nádia
Créditos: William Cardoso
Legenda: Evento de apresentação da Diretoria do SETCERGS
Créditos: William Cardoso
Legenda: Arrecadação de donativos para o Banco de Alimentos
Créditos: William Cardoso