Nota de pesar - AMRIGS: médico Arnaldo da Costa Filho
Nota de Pesar - AMRIGS | *Dr. Arnaldo Costa Filho
A Associação Médica do Rio Grande do Sul (AMRIGS) manifesta profundo pesar pelo falecimento do seu médico associado Arnaldo Costa Filho, aos 102 anos, ocorrido na última sexta-feira, dia 13 de junho, em decorrência de um acidente vascular cerebral hemorrágico.
Decano da Academia Sul-Rio-Grandense de Medicina, Dr. Costa Filho teve trajetória marcada por uma vida dedicada à Medicina, à ciência e à educação. Formado em 1947 pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), especializou-se em Traumatologia, Ortopedia, Medicina do Trabalho e Fisiatria. Atuou por cerca de três décadas no Hospital de Pronto Socorro de Porto Alegre e teve papel de destaque como pioneiro na Medicina do Esporte, sendo o primeiro médico contratado oficialmente por um clube profissional no Estado, o Grêmio Esportivo Renner, com o qual foi campeão gaúcho invicto em 1954.
Além da sólida carreira médica, foi professor nas escolas de Educação Física da UFRGS e do IPA, contribuindo para a formação acadêmica de gerações de profissionais. Integrou o grupo fundador da Escola de Educação Física do RS e desenvolveu pesquisas inéditas, como o estudo de um caso raro de tumor de joelho, acompanhado por mais de 30 anos.
Médico associado jubilado da AMRIGS há mais de 25 anos, Dr. Arnaldo também se destacou pela atuação no coral da entidade e pelo envolvimento cultural com o grupo Médicos & Música. Também foi palestrante do Projeto Amparo da entidade, falando sobre os primórdios da Medicina Desportiva.
O velório será realizado neste sábado, 14 de junho, a partir das 14h, na capela 7 do Cemitério João XXIII, com cerimônia de despedida marcada para as 18h.
Neste momento de luto, a Associação Médica do Rio Grande do Sul presta solidariedade aos familiares, amigos e colegas de profissão, reconhecendo e homenageando o legado de excelência, humanidade e dedicação deixado por Dr. Arnaldo Costa Filho.
Redação: Marcelo Matusiak