13/09/2025

Mutirão de pintura leva cor, esperança e solidariedade ao Instituto Vida Solidária

Comunidade se une em mais uma etapa da ação "Vamos colorir o futuro juntos?" para transformar ambientes internos do IVS

O cinza das paredes descascadas foi substituído por cores vivas que refletem esperança e cuidado. Assim foi o sábado, dia 13 de setembro, no Instituto Vida Solidária (IVS), em Porto Alegre, quando voluntários se reuniram para mais um mutirão de pintura. A ação, intitulada “Vamos colorir o futuro juntos?”, chegou à sua terceira etapa, dando continuidade ao trabalho iniciado nos meses de julho e agosto para renovação do espaço que acolhe adultos, adolescentes e crianças em vulnerabilidade social, do bairro Partenon, por meio de projetos.

Para a coordenadora do IVS, Carmem Reis, a iniciativa que chega a sua fase final, vai muito além da estética. Ela salienta que assim como na vida, muitas vezes trabalhos quando ficam pela metade, transmitem um aspecto de tristeza, de negatividade, como se fossem mais uma situação na vida que se começa e não se conclui.

“Isso gera desânimo, passa a sensação de que nada dá certo. No Instituto Vida Solidária é diferente. Todos os dias, quando chega ás 17h, temos a certeza de que o dia deu certo, de que entregamos algo positivo para as pessoas atendidas. Por isso, precisamos também deixar o espaço em boas condições, para que todos encontrem um ambiente acolhedor e digno”, afirmou.

Entre os voluntários, o sentimento foi de pertencimento e gratidão. Emanuele Toffoli, conta que uma amiga estava inscrita para participar, mas comunicou que não poderia. Ela não pensou duas vezes e decidiu ajudar.

“A gente precisa, às vezes, parar um pouco a correria do dia a dia e olhar além de si. Trabalho, compromissos e preocupações nos consomem, e eu estava sentindo essa necessidade de fazer o bem, de ajudar de alguma forma. Mesmo em algo simples, como a pintura de uma sala, a gente percebe a importância. É um espaço que vai servir para o aprendizado das crianças, um ambiente melhor para recebê-las. Esse gesto, que pode parecer pequeno, faz toda a diferença”, disse.

A vontade de retribuir também foi inspiração para Joselaine Strait, mãe da Alice, de 7 anos, que integra uma das turmas no Instituto Vida Solidária.

“Sou mãe e trabalho bastante, então nem sempre consigo participar. Hoje, como estava de folga e coincidiu com o mutirão, fiz questão de vir. Já tinha vontade de ajudar de alguma forma, porque minha filha adora estar aqui no IVS e eu queria retribuir o que ela recebe. Fiquei muito feliz em poder colaborar”, contou.
 
A iniciativa reforça o compromisso do Instituto Vida Solidária em oferecer um espaço de acolhimento digno e transformador. Mais do que renovar ambientes, o mutirão fortalece laços comunitários e reafirma o propósito da instituição em promover cuidado e esperança para todos que dela fazem parte.
 
Sobre o Instituto Vida Solidária
 
Localizado ao lado da Comunidade São Pedro, em Porto Alegre, o Instituto Vida Solidária é uma organização privada sem fins lucrativos que promove projetos sociais para crianças, adolescentes e adultos em situação de vulnerabilidade. A Associação Médica do Rio Grande do Sul (AMRIGS), no exercício de sua responsabilidade social, atua como mantenedora e impulsionadora de projetos e atividades. Com 20 anos de experiência, o IVS atende aproximadamente 400 famílias da comunidade. Para mais informações sobre como apoiar o Instituto Vida Solidária, entre em contato pelo telefone (51) 98065-9242 ou pelo e-mail ivs@vidasolidaria.org.br
 
Redação: Marcelo Matusiak
 

 


Legenda:
Créditos: Marcelo Matusiak
Legenda:
Créditos: Marcelo Matusiak
Legenda:
Créditos: Marcelo Matusiak
Legenda:
Créditos: Marcelo Matusiak
Legenda:
Créditos: Marcelo Matusiak
Legenda:
Créditos: Marcelo Matusiak
Legenda:
Créditos: