MTG marca presença em celebração que homenageia o bicentenário da imigração alemã no Rio Grande do Sul
O evento ocorreu no Salão Júlio de Castilhos da Assembleia Legislativa e reuniu autoridades consulares, agentes públicos e representantes de instituições
O Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG) participou, na tarde de terça-feira (16/07), do Grande Expediente da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, que homenageou os duzentos anos da imigração alemã no estado. Representando o MTG, estavam presentes o gestor de Relações Institucionais, Rogério Bastos e o coordenador da 30ª Região Tradicionalista (RT), Carlos Moser. Para o presidente da Comissão Oficial do Bicentenário da Imigração Alemã, Rafael Gessinger, o momento serviu para honrar a trajetória e o legado dos imigrantes.
“Essa homenagem visa celebrar a história e a memória dos grupos que formaram o Rio Grande do Sul”, afirmou.
Marc Oliver Bogdahn, cônsul-geral da Alemanha no Rio Grande do Sul, enalteceu os eventos organizados para o bicentenário e todos que atuaram em sua realização, destacando que o Brasil possui o maior número de falantes da língua alemã fora da Europa, além do Rio Grande do Sul concentrar até hoje núcleos comunitários que falam somente em alemão.
“A imigração que comemoramos hoje nos mostra que somos o resultado de uma imigração anterior, pois muitos imigrantes são originários de famílias que não nasceram na Alemanha”, lembrou.
No evento, houve o lançamento do livro “Carlos von Koseritz: trajetória e discursos na Assembleia Provincial”, como parte das comemorações. Carlos von Koseritz chegou no Brasil por volta de 1851, como aprendiz de marinheiro junto à Legião dos Brummer e foi integrante da Assembleia Provincial de São Pedro do Rio Grande do Sul entre os anos de 1883 e 1889, período do Império, atuando também como professor, teatrólogo, jornalista e um dos incentivadores da cultura alemã. A obra faz parte da série Perfis Parlamentares editada pelo Memorial do Legislativo.
O MTG possui dois representantes na comissão do bicentenário: o conselheiro Aurelio Strack e o coordenador Carlos Moser Ao final da cerimônia, houve a apresentação do Coral Porto Alegre Consort, regido pelo maestro Diego Schuck Biasibetti.
Redação: Gabriela Dalmas