12/06/2024

Movimento de solidariedade ampara CTGs afetados na região metropolitana para manutenção da tradicional condução da Chama Crioula

Sete CTGs da região da 12ª Região Tradicionalista que inclui os municípios de Canoas, Esteio, Nova Santa Rita, São Leopoldo e Sapucaia do Sul ficaram submersos devido às enchentes

A catástrofe climática que assolou o Rio Grande do Sul afetou diversas Regiões Tradicionalistas, entre elas, a 12ª RT, que receberá auxílio da 21ª Região Tradicionalista para a condução da centelha, um dos símbolos da cultura gaúcha.

A Chama Crioula é acesa anualmente em um ato que marca o início dos festejos da Semana Farroupilha, uma das celebrações mais significativas do estado. Neste ano, será acesa na cidade de Alegrete.

A ideia de ajudar o grupo de cavalgadas da 12° RT surgiu a partir de uma reunião de Coordenadores, em que foi mencionado o apadrinhamento de entidades. Assim, determinou-se que a ajuda seria destinada a um grupo de Cavalgadas. Diante da situação em que se encontra a 12° RT e que impede o grupo de buscar a Chama Crioula, foi decidido que o apadrinhamento seria feito para o grupo de Cavalgadas dessa Região.  Após o levantamento dos custos, os grupos de cavalgadas de todos os municípios foram convidados a contribuir para que o transporte dos cavalos da 12ª RT até a cidade de Alegrete possa ser feito. 

A coordenadora da 21ª Região Tradicionalista, Joicinara Voigt, afirma que posteriormente há a possibilidade de mobilizar esforços para auxiliar outras Regiões Tradicionalistas afetadas.

‘’Em um primeiro momento, vamos destinar a ajuda a 12° RT, mas se tivermos condições, iremos promover outras ações para ajudar mais alguma Região. Já estamos analisando o que é possível ser feito'’, relata Joicinara. 

A coordenadora da 12ª Região Tradicionalista, Márcia Monteiro, assegura que, mesmo em tempos difíceis, a superação será alcançada.

“É um momento difícil e diferenciado, mas que, com a força de todo o povo gaúcho, conseguiremos superar e ficaremos ainda mais fortes. Unidos, todos juntos, somos muito mais fortes do que pensamos. Agradecemos muito por todo o auxílio, afirma Márcia.

Redação: Gabriela Dalmas

 

 


Legenda: Chama simbólica
Créditos: Marcelo Matusiak