28/05/2024
O objetivo da AMRIGS é promover novas ações semelhantes com destinos potenciais na área da saúde. Interessados em participarem de eventos futuros podem entrar em contato amrigs@amrigs.org.br
Missão Saúde 2024 Portugal: experiência rica em aprendizado e oportunidades que podem ser aplicadas no Brasil
Evento promoveu visitas às universidades de destaque e centros de pesquisa envolvidos em inovação, desenvolvimento de terapias e métodos de diagnósticos avançados em ciências médicas
Buscando fomentar a união entre ciência, inovação, tecnologia e saúde, a Associação Médica do Rio Grande do Sul (AMRIGS) assumiu a curadoria científica da Missão Saúde 2024 Portugal, proporcionando uma oportunidade de imersão nas tendências globais da área da saúde.
No primeiro dia de agenda realizada durante a última semana do mês de março, o presidente da AMRIGS, Dr. Gerson Junqueira Jr, visitou a Universidade de Lisboa, onde foi recepcionado pela vice-reitora, Prof. Cecília Maria Pereira Rodrigues, e pela coordenadora da Rede Temática Interdisciplinar de Saúde (redeSAÚDE), Mónica Duarte Correia de Oliveira, que atua na interface entre a ciência, a inovação e as políticas públicas de saúde.
A segunda etapa da visita à Universidade de Lisboa foi especificamente à Faculdade de Medicina (FMUL), a maior escola médica portuguesa, com recepção feita pelo diretor, Prof. Dr. João Eurico Cabral da Fonseca. Oficialmente criada em 1911, a FMUL foi transferida em 1956 para o edifício do Hospital de Santa Maria, o maior hospital do país, com mil leitos.
"Nosso recorrido incluiu diversos núcleos e laboratórios de pesquisa clínica aplicada no Edifício Egas Moniz, entre eles, os de farmacologia clínica e terapêutica, genética e imunologia. Terminamos no Centro Tecnológico Reynaldo dos Santos conhecendo o Laboratório de Exercício e Reabilitação Cardiovascular’’ relatou Dr. Gerson.
A ULisboa é uma das maiores instituições de educação da Europa e a maior de Portugal. Com quase 800 anos de história, a universidade engloba 18 escolas, 433 cursos, mais de 51 mil estudantes – sendo 9 mil internacionais – e cerca de 3.600 docentes, conforme a vice-reitora.
Durante os outros dias, o presidente visitou o Taguspark, maior parque de Ciência e Tecnologia de Portugal que compõe instalações de duas startups na área de saúde: a Bac3Gel e a SmartFreeZ, além da Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Coimbra - ESTeSC, um importante polo de criação, transmissão e difusão na área de ciências da saúde, tecnologia e cultura e do Instituto de Investigação e Inovação em Saúde - i3S, que, com programas científicos agrupados em 3 grandes áreas - oncologia, interação e resposta do hospedeiro, neurobiologia e doenças neurológicas- é o maior instituto de pesquisa em saúde de Portugal.
Ao final da Missão Saúde, o presidente da AMRIGS visitou o Laboratório Ibérico Internacional de Nanotecnologia - INL.
"Com grande aplicabilidade na engenharia e indústria, a nanociência também tem propósitos crescentes na sustentabilidade ambiental, saúde alimentar e medicina. No decorrer da visita pudemos conhecer diversos projetos envolvendo nanotecnologia e uso de fármacos, biomarcadores e toxicologia’’, afirmou Dr. Gerson.
O objetivo da AMRIGS é promover novas ações semelhantes com destinos potenciais na área da saúde. Interessados em participarem de eventos futuros podem entrar em contato amrigs@amrigs.org.br