11/09/2024

Mercofrio 2024 mostra tecnologias avançadas na luta contra a COVID-19 e outras doenças respiratórias

Sistemas de climatização são grandes aliados na melhoria da qualidade do ar em ambientes internos

A tecnologia está desempenhando um papel crucial na criação de ambientes mais seguros no combate a diversas doenças respiratórias, sendo uma das mais em evidência a COVID-19. Uma das ferramentas em destaque é o método chamado Código Acoplado CFD-Multizona para melhorar a ventilação e a filtragem do ar em ambientes fechados, como hospitais, escritórios e escolas.

O sistema combina duas técnicas avançadas para analisar e otimizar a qualidade do ar. "CFD" significa Dinâmica de Fluidos Computacional, que é uma tecnologia que simula o fluxo de ar dentro de um espaço usando computadores. "Multizona" se refere ao uso de vários modelos ou áreas diferentes dentro do mesmo sistema para avaliar como o ar circula e é filtrado.

O tema foi trazido em palestra conduzida por Bruno Perazzo (RJ) da FIOCRUZ na manhã de quarta-feira (11/09). Ele falou da aplicação de um Código Acoplado CFD-Multizona na Análise de Ventilação e Filtragem para Controle de Infecção Aérea da Covid-19 em um Escritório. Na sua explnação mostrou que quando aplica-se essa tecnologia para controlar a infecção aérea da Covid-19, o que está sendo feito é basicamente criar um modelo virtual do ambiente onde é possível testar diferentes configurações de ventilação e filtragem. Isso permite ver como o ar se move e como os filtros capturam partículas virais, ajudando a encontrar as melhores soluções para reduzir o risco de transmissão. Isso é extremamente útil para projetar sistemas de ventilação que oferecem maior proteção contra vírus e bactérias.

Palestra mostra avanços em Simulação CFD e estudos de caso em HVAC

A Dinâmica de Fluidos Computacional (CFD) é uma ferramenta poderosa usada para simular o comportamento de fluidos, como ar e água, em diferentes ambientes e sistemas. Quando aplicada a sistemas de Aquecimento, Ventilação e Ar Condicionado (HVAC), permite aos engenheiros prever como o ar se move e se distribui dentro de edifícios. Por exemplo, ela pode ajudar a entender como o ar quente e frio circula em uma sala, como a fumaça de um incêndio seria extraída de uma estação de trem, ou como os poluentes se dispersam em áreas urbanas. Utilizando modelos computacionais complexos, a CFD permite otimizar o design dos sistemas HVAC, garantindo que os ambientes sejam confortáveis e seguros, enquanto economizam energia e reduzem impactos ambientais.

A temática foi trazida por Lisandro Maders, diretor de Vendas e Marketing e Gerente Geral da ENGYS na América Latina. A apresentação, realizada na tarde de quarta-feira (11/09), abordou a aplicação de CFD em diversos cenários, incluindo a simulação de extração de fumaça em estações de trem e a dispersão de poluentes em ambientes urbanos.

Maders detalhou um estudo de caso conduzido pela ENGYS que focou na modelagem da dispersão de poluentes no campus da Universidade Politécnica de Tóquio. A palestra comparou os resultados obtidos por simulações RANS e LES com dados experimentais, oferecendo uma visão crítica sobre a eficácia e limitações de cada abordagem.

Mercofrio 2024 traz minicurso sobre Simulação CFD em salas de operação hospitalar

O tema também foi tratado em um minucurso para profissionais da área de engenharia hospitalar. O treinamento foi conduzido pelo Engenheiro Mecânico Lisandro Maders, mestre pela UFRGS e especialista em Mecânica dos Fluidos, Transferência de Calor e Dinâmica dos Fluidos Computacional na manhã de terça-feira (10/09) na sala 3, como parte da programação do evento que acontecerá até o dia 12 de setembro no BarraShoppingSul.

O minicurso teve como objetivo apresentar uma abordagem prática e detalhada sobre a aplicação da Dinâmica dos Fluidos Computacional (CFD) na simulação de ambientes hospitalares críticos, como as salas de operação. Estes espaços demandam um controle rigoroso de aspectos técnicos e administrativos, essenciais para a prevenção de riscos e a proteção tanto da equipe médica quanto da instituição. A metodologia foi apresentada passo a passo, com comparações de resultados obtidos em simulações computacionais e dados experimentais, oferecendo uma visão abrangente das complexidades envolvidas no projeto e manutenção de centros cirúrgicos.

O evento, promovido pela ASBRAV - Associação Sul Brasileira de Refrigeração, Ar Condicionado, Aquecimento e Ventilação, tem como tema central. Futuro do Planeta: Transformações Tecnológicas e Responsabilidades do Universo AVAC-R. Para mais informações sobre o Mercofrio 2024, visite o site oficial https://mercofrio.com.br/.

Redação: Marcelo Matusiak

 


Legenda: Bruno Perazzo (RJ) da FIOCRUZ
Créditos: Marcelo Matusiak
Legenda: Lisandro Maders - Estudos de Caso em HVAC
Créditos: Marcelo Matusiak
Legenda: Lisandro Maders - Estudos de Caso em HVAC
Créditos: Marcelo Matusiak
Legenda: Lisandro Maders - Estudos de Caso em HVAC
Créditos: Marcelo Matusiak
Legenda: Bruno Perazzo (RJ) da FIOCRUZ
Créditos: Marcelo Matusiak