Mercofrio 2024 mostra a sustentabilidade no setor de climatização e refrigeração
A busca por eficiência energética e o uso de tecnologias sustentáveis transformam o setor de HVAC-R em um exemplo de compromisso ambiental
A sustentabilidade é uma preocupação crescente em diversos setores da economia, e o mercado de climatização e refrigeração (HVAC-R) tem se destacado como um dos protagonistas dessa transformação. Com a adoção de soluções focadas na eficiência energética, o emprego de gases refrigerantes menos prejudiciais e a busca por alternativas que reduzam o impacto ambiental, o setor demonstra que é possível aliar conforto térmico e preservação ambiental.
No nosso dia a dia, isso se reflete em ações simples, como a utilização de aparelhos de ar-condicionado com tecnologia inverter, que diminui o consumo de energia, ou geladeiras modernas que empregam gases refrigerantes ecoeficientes. Essas mudanças, além de beneficiarem o meio ambiente, geram economia para os consumidores, evidenciando que a sustentabilidade está cada vez mais integrada em nossas vidas.
Não foi por acaso que a sustentabilidade foi o tema central do Mercofrio 2024 - 14º Congresso Internacional de Ar Condicionado, Refrigeração, Aquecimento e Ventilação. O evento, promovido pela Associação Sul Brasileira de Refrigeração, Ar Condicionado, Aquecimento e Ventilação (ASBRAV), ocorre entre os dias 10 e 12 de setembro, em Porto Alegre, no BarraShoppingSul.
Em uma das palestras, Gustavo Hoffmann (RS) abordou a resiliência dos Sistemas de HVAC em tempos de mudanças climáticas. Hoffmann, mestrando em Administração pela FGV-SP, Engenheiro de Controle e Automação pela PUCRS, Técnico em Eletrônica pela Fundação Liberato/RS e especialista em Tratamento de Ar pelo Programa de Educação Continuada SMACNA/ABRAVA-SP, ressaltou que a crise climática e suas soluções começam e terminam com o que fazemos em nossas construções. Ele ainda destacou que as edificações podem e devem ser vistas como fundamentais para a saúde pública.
Também como parte da programação, Mauricio Camargo (SP), coordenador de Vendas e Automação na TROX, formado em Engenharia Elétrica pela FEI e com MBA em Gestão Empresarial pela FGV, discutiu o tema "Sistemas Altamente Sustentáveis: Eficiência, Tecnologia e Performance como Práticas ESG."
Por fim, Andrea Brondani da Rocha (RS) da MÚTUA-RS e Anderson Rodrigues (RS) da ASBRAV falaram sobre os desafios e oportunidades na climatização de ambientes agrícolas.
Redação: Marcelo Matusiak