25/09/2025

Meio ambiente, valor de mercado e saúde no trabalho foram temas de debate no Hub do Embarcador na TranspoSul

O espaço recebeu especialistas que trouxeram reflexões aplicadas ao dia a dia das transportadoras

A logística moderna deixou de ser apenas uma engrenagem que move mercadorias pelas estradas. Hoje, ela envolve questões ambientais, jurídicas, comerciais e até de saúde, exigindo das empresas visão estratégica e capacidade de adaptação. Foi nesse cenário que a programação do Palco SETCERGS – Tudo Gira Sobre Rodas, trouxe debates com a presença de especialistas em diferentes áreas.

O advogado ambientalista Orion de Vargas Flores, acompanhado da engenheira química Gabriela Braga, ambos da da Ícaro Logística, responsável pela área técnica da Comissão de Produtos Perigosos do SETCERGS, abriu a programação discutindo os requisitos do licenciamento ambiental.

“Os produtos perigosos, que exigem atenção redobrada no transporte, são movimentados quase em sua totalidade hoje no Brasil pelas rodovias”, destacou.

Gabriela Braga, acrescentou que o licenciamento ambiental é uma exigência legal, estabelecendo requisitos que buscam padronizar a emissão das licenças. Na sequência, os palestrantes destacaram o papel das transportadoras e dos órgãos ambientais nesse processo de prevenção e controle.

Na sequência, o consultor em vendas Marcelo Trombeta explorou como o intangível agrega valor às negociações e reforçou a necessidade de reposicionar a forma como o transporte é visto no mercado.

“O erro é transformar o transporte em uma simples commodity, reduzida a uma briga por quem cobra menos. O desafio real é gerar valor. Cada empresário precisa se perguntar: de que forma consigo ajudar meu cliente a ganhar dinheiro e, ao mesmo tempo, tornar o meu negócio sustentável e lucrativo?”, afirmou.

Logo à seguir, a advogada Daniela Brandeburski, da assessoria jurídica do SETCERGS, abordou a gestão de riscos ligada a multas da ANTT. A especialista falou do trabalho que vem sendo feito junto ao Judiciário e ao Ministério Público apontando a falta de proporcionalidade nesse processo.

“Na primeira ponta da operação de transporte, que envolve o embarcador pagando o frete à transportadora, não há fiscalização. Já quando a transportadora faz a subcontratação, a ANTT passa a atuar. Explicamos ao juiz como funciona essa dinâmica, detalhamos as etapas da operação e ele compreendeu. Tanto que solicitou a presença da ANTT no processo para apresentar documentos e esclarecer se realmente está havendo falta de isonomia na forma como a fiscalização vem sendo conduzida”, explicou.

O especialista em marketing, Jonathan Souza, trouxe reflexões sobre inteligência artificial e autenticidade. Na sua apresentação ele introduziu o case de sucesso com a empresa Vitlog, que trata de branding e autenticidade. O diretor da Vitlog, Marcus Couto, reforçou o olhar estratégico sobre identidade e gestão no transporte.

“O setor de transporte ainda investe pouco em marca, identidade visual e processos. Antigamente, transportadora era sinônimo de caminhão pintado e fundo branco com logomarca. A Vitlog nunca seguiu esse caminho: sempre buscamos algo diferente, com planejamento, organização, autenticidade e efetividade no dia a dia. Nem sempre conseguimos agir de imediato, mas a maior parte das decisões é pensada com antecedência, porque tudo custa muito caro. E quem trabalha no transporte sabe que as margens são apertadas, o frete é justo e só conseguimos entregar excelência quando há investimento adequado e resultados consistentes”, declarou.

Encerrando o dia, o médico do trabalho Arthur Motta e o advogado, Marcelo Restano, da assessoria jurídica do SETCERGS, atualizaram sobre a NR1.

“O que a Norma Regulamentadora nº 1 (NR1) faz é estabelecer disposições gerais sobre saúde e segurança no trabalho, aplicáveis a todos os segmentos. Uma das atualizações mais importantes foi a inclusão dos riscos psicossociais, que envolvem fatores ligados ao estresse, à pressão por resultados, às jornadas excessivas e às relações interpessoais no ambiente de trabalho”, afirmou Marcelo Restano.

A programação no Hub do Embarcador reforça a essência da TranspoSul como o espaço onde diferentes dimensões do transporte se encontram. Sustentabilidade, valor de mercado, gestão de riscos, tecnologia, saúde e inovação não aparecem de forma isolada, mas como parte de um ecossistema que exige visão estratégica. Ao reunir especialistas de diversas áreas, a feira mostra sua força como fórum de conhecimento e como um ambiente que prepara o setor para os desafios do presente e as oportunidades do futuro.

A 24ª TranspoSul é uma realização do SETCERGS. Patrocinadores Masters: Dipesul Volvo, Iveco, Mercedes-Benz, Volkswagen Caminhões e Ônibus, DAF Eldorado Caminhões e Governo do Estado do Rio Grande do Sul; Patrocinador Premium: Grupo Vamos. Patrocinador Plus: Veloe Go. Apoiador do Congresso: Transpocred. Para mais informações acesse https://transposul.com/

Redação: Marcelo Matusiak

 


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Créditos: Equipe William Cardoso fotografias
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