Luis Gambim inspira empresários com estratégias de futuro na TranspoSul
Diretor da DAF Caminhões Brasil destacou inovação, liderança e competitividade no setor
O diretor comercial da DAF Caminhões Brasil, Luis Gambim, trouxe para o Congresso da 24ª TranspoSul nesta quarta-feira (24/09), o tema “Conectando o Presente ao Amanhã: Estratégias para o Futuro do Transporte”. O convidado compartilhou sua experiência de mais de três décadas no setor automotivo e trouxe uma reflexão sobre como preparar o transporte para os próximos anos. Entre os pontos centrais, destacou a transformação tecnológica em andamento, com a digitalização da gestão de frotas, veículos mais sustentáveis e conectados, e a importância de desenvolver lideranças capazes de conduzir negócios em cenários de mudanças aceleradas.
"Em 2021, introduzimos nossa linha off-road, tanto em cavalos mecânicos quanto rígidos. Em 2022, ampliamos o portfólio com os segmentos CF e Rígido, nas configurações 4x2 e 8x2, e em 2023 atualizamos os produtos off-road para madeira e cana. Entre 2024 e 2025, lançamos a linha vocacional, cobrindo hoje 85% do mercado brasileiro. Entramos também no segmento de construção de 7 litros, com produtos robustos de até 58 toneladas (6x4 e 8x4)", afirmou.
Apesar dos desafios de mercado, com projeção de 82 a 85 mil caminhões em 2025, o palestrante vê oportunidades significativas.
"Nossa frota circulante cresce continuamente, e nossa rede, com 77 concessionários em todo o país, será ampliada para mais de 100 pontos nos próximos anos, garantindo suporte e expansão sustentável’’, completou.
A palestra deixou como mensagem a necessidade de visão de longo prazo e integração de soluções que unam eficiência, sustentabilidade e liderança empresarial.
A 24ª TranspoSul é uma realização do SETCERGS. Patrocinadores Masters: Dipesul Volvo, Iveco, Mercedes-Benz, Volkswagen Caminhões e Ônibus, DAF Eldorado Caminhões e Governo do Estado do Rio Grande do Sul; Patrocinador Premium: Grupo Vamos. Patrocinador Plus: Veloe Go. Apoiador do Congresso: Transpocred. Para mais informações acesse www.transposul.com
Redação: Marcelo Matusiak e Rafael Sodré