Junior Bergmann, o Mago dos Óculos, fala sobre economia circular e sustentabilidade no setor óptico durante a XVIII Ajorsul Business 2025
Mago dos Óculos revela como a manutenção e a inovação sustentável são essenciais para o futuro do setor óptico
O Espaço Ajorsul Palestras, na Fundaparque em Bento Gonçalves (RS), recebeu Junior Bergmann, o Mago dos Óculos, para uma palestra sobre Economia Circular e Sustentabilidade no setor óptico. A apresentação, realizada durante a XVIII Ajorsul Business 2025, nesta sexta-feira, destacou a importância de práticas como reutilização, reciclagem e especialização em reparos, focando especialmente em óculos e lentes.
Bergmann, renomado especialista e influenciador no mercado de eyewear, compartilhou sua visão sobre como o setor óptico pode contribuir para um futuro mais sustentável, enfatizando a utilização de materiais biodegradáveis e bioplásticos, além de processos de produção mais limpos e eficientes. Ele também abordou a importância da manutenção de óculos em vez da substituição constante, promovendo um ciclo de vida mais longo para os produtos.
‘’ Atualmente, muitos clientes preferem realizar reparos em seus óculos em casa, utilizando fita e cola, a pagar por um serviço que muitas vezes não é valorizado de forma adequada. Isso ocorre devido à falta de investimento em tecnologias e à terceirização do serviço por grande parte das óticas. Aproximadamente 95% delas não realizam a manutenção internamente, o que compromete a qualidade. Investir em tecnologia e realizar os reparos internamente pode garantir um serviço de excelência e um diferencial competitivo no mercado’’, concluiu.
A Ajorsul Business é promovida pela Associação do Comércio de Joias, Relógios e Óptica do Rio Grande do Sul (Ajorsul) e pelo Sindióptica-RS.
Redação: Marcelo Matusiak e Rafael Sodré