16/10/2025
					
					
												
						
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
					
				
				Integração e inovação científica são destacadas na abertura do Congresso SOCERGS 2025
Evento em Gramado apresenta os desafios da cardiologia atual, como a prevenção precoce e o avanço das terapias personalizadas no cuidado cardiovascular
A abertura do Congresso da Sociedade de Cardiologia do Estado do Rio Grande do Sul (SOCERGS), realizada na tarde de quinta-feira, 16 de outubro, no Centro de Eventos Wish Serrano, em Gramado (RS), marcou o início de uma nova jornada científica voltada aos principais desafios da cardiologia moderna. Entre os temas em evidência estão a prevenção precoce, o manejo das doenças crônicas e a incorporação de tecnologias que transformam o diagnóstico e o tratamento das doenças do coração.
O presidente da SOCERGS, Dr. Luis Beck da Silva Neto, ressaltou o compromisso da entidade em manter a cardiologia gaúcha alinhada com os avanços globais da especialidade.
“Quero expressar meu agradecimento e confiança da Sociedade Brasileira de Cardiologia, aqui representada pelo seu presidente, Dr. Paulo Caramori, pelo apoio e pela integração constante entre as regionais e a entidade nacional. Durante a maior enchente da história do nosso Estado, no ano passado, essa parceria foi fundamental: a SBC e suas regionais mobilizaram o equivalente a R$ 10 milhões em medicamentos, que foram destinados ao Rio Grande do Sul”, destacou Dr. Luis Beck da Silva Neto, presidente da SOCERGS.
O presidente do Congresso, Dr. Leandro Ioschpe Zimerman, reforçou a importância de promover a atualização constante e o diálogo entre diferentes áreas da medicina.
“Os congressos científicos não podem mais ser simples reprodutores de conhecimento, com longas sequências de palestrantes e slides padronizados. Esse conteúdo já está disponível na internet e nas redes sociais, a qualquer momento e em qualquer lugar. O papel dos eventos hoje é criar uma nova experiência, gerar sensações e despertar conexões. A memória e o aprendizado estão intimamente ligados às emoções, e precisamos usar essa sabedoria ancestral para potencializar o aprendizado atual. Esse enfoque se torna ainda mais essencial neste momento histórico, em que tanto se discute o futuro da medicina e o papel dos médicos diante da inteligência artificial e da mecanização dos processos”, afirmou Dr. Leandro Ioschpe Zimerman, presidente do Congresso SOCERGS 2025.
O diretor científico da entidade, Dr. Eduardo Schlabendorff, destacou o papel da pesquisa colaborativa e da troca de experiências entre gerações de especialistas.
“O Congresso é sempre um grande ponto de encontro — um espaço para aprimorar conhecimentos, mas também para interagir e conviver com colegas. Este ano, tivemos mais de 1.500 inscritos, todos movidos pelo propósito de crescer juntos. Após o recorde histórico da edição anterior, nosso desafio foi pensar como seguir evoluindo e surpreendendo. Quando alcançamos um grande sucesso, é natural querer ir além, e foi com esse espírito que construímos a grade científica deste ano: com inovação, troca de ideias e o apoio de todos os departamentos da SOCERGS. Cada sessão foi pensada para tornar o evento uma experiência única e memorável”, observou Dr. Eduardo Schlabendorff, diretor científico da SOCERGS.
Para a Dra. Marciane Maria Rover, coordenadora médica dos Simpósios de Especialidades em Cardiologia, o evento reafirma o valor da integração entre subáreas do conhecimento.
“Mesmo diante de tanta inovação, uma verdade permanece: a força da equipe multidisciplinar é o que sustenta o cuidado de excelência. Em cardiologia, cuidar do coração significa integrar conhecimento, olhares e prática. O cuidado efetivo só acontece quando diferentes profissionais se unem em torno de um propósito comum — médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, nutricionistas, psicólogos, educadores físicos e farmacêuticos, todos juntos construindo o que há de mais essencial na cardiologia moderna”, comentou Dra. Marciane Maria Rover.
A Dra. Jacqueline Vaz, coordenadora multidisciplinar dos Simpósios de Especialidades em Cardiologia, destacou o papel da equipe multiprofissional no cuidado ao paciente.
“O Simpósio de Especialidades é também um espaço de fortalecimento coletivo. Hoje contamos com 145 associados colaboradores, que representam esse espírito de união e cooperação entre diferentes áreas da saúde. No último ano, promovemos uma campanha interna entre nossos pares e vimos, na prática, o quanto a integração multiprofissional amplia resultados e inspira novas parcerias. Essa é a essência do nosso trabalho: somar esforços para fortalecer o cuidado e a atuação de todos os profissionais que compartilham o mesmo propósito”, afirmou Dra. Jacqueline Vaz.
Encerrando a cerimônia, o presidente do Conselho Administrativo da Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), Dr. Paulo Ricardo Avancini Caramori, destacou a relevância da SOCERGS no cenário científico nacional.
“O Congresso SOCERGS é fruto do esforço de muitas gestões e pessoas ao longo dos anos. Cada diretoria e cada presidente contribuíram para que o evento atingisse esse nível de excelência. Essa força de organização e de integração é uma característica marcante da cardiologia gaúcha, que se estendeu também a Santa Catarina, ajudando a formar sociedades estaduais cada vez mais estruturadas e eficazes”, afirmou Dr. Paulo Ricardo Avancini Caramori.
Serviço
Congresso SOCERGS 2025
16 a 18 de Outubro
Centro de Eventos Wish Serrano Gramado
Realização: Sociedade de Cardiologia do Rio Grande do Sul
Redação: Marcelo Matusiak
								Legenda: abertura do Congresso SOCERGS 2025
							
							
								Créditos: Rafael Cavalli
							
						
																
							
							
							
								Legenda: abertura do Congresso SOCERGS 2025
							
							
								Créditos: Rafael Cavalli
							
						
																
							
							
							
								Legenda: abertura do Congresso SOCERGS 2025
							
							
								Créditos: Rafael Cavalli
							
						
											
 
								 
								 
								 
								 
								 
								