09/10/2024
Inspiração, saúde e superação no Outubro Rosa da CDL Sapiranga
Encontro exclusivo para associadas trouxe palestra da ginecologista Andreia Meine, unindo cuidados com o corpo e empreendedorismo
Em celebração ao Outubro Rosa, a CDL Mulher Sapiranga realizou o evento “Mulheres, Viva Bem: Os Cuidados da Mulher Moderna”. O encontro ocorreu na manhã de quarta-feira (09/10), no Salão de Eventos da Câmara de Dirigentes Lojistas de Sapiranga (CDL Sapiranga). Destinado exclusivamente às associadas, o evento contou com uma palestra da ginecologista Andreia Meine, que abordou não apenas temas relacionados à saúde da mulher, mas também compartilhou lições sobre empreendedorismo e a relevância da resiliência na carreira.
Uma das primeiras lições transmitidas às participantes foi a importância de pequenos passos diários que constroem grandes histórias de sucesso.
“Construir algo, seja na vida pessoal ou profissional, é um processo que exige paciência e constância. A gente não se dá conta, mas com cada pequena ação, o resultado vai se concretizando”, reflete Andreia Meine.
Outro ensinamento é de que o corpo precisa de cuidados. Praticar uma atividade física é algo indispensável. Além disso, a médica compartilhou sua trajetória pessoal, ressaltando a necessidade de estar sempre preparada para mudanças na carreira.
“Eu acredito que a gente nunca para. Não existe idade para recomeçar, para aprender ou para se reinventar. Há três anos, me vi numa situação completamente nova após me separar. Até então, eu trabalhava com meu marido em um consultório praticamente pronto. Quando isso acabou, me senti perdida, sem saber por onde começar. Tive que montar meu próprio consultório e criar uma nova estrutura de trabalho. Felizmente, contei com a ajuda de uma pessoa muito importante nesse processo, mas foi desafiador. Aos 49 anos, precisei me adaptar e assumir responsabilidades que antes não eram minhas”, relatou.
Outubro Rosa
A segunda parte da programação foi voltada à prevenção do câncer de mama, como parte integrante das ações do Outubro Rosa. A presidente da Liga Feminina de Combate ao Câncer de Sapiranga, Patrícia Terabe Engelke, relatou o esforço desenvolvido no município.
“Gostaria de compartilhar um pouco sobre a nossa atividade e a relevância da presença da sociedade em nossa trajetória. A Liga Feminina tem como objetivo oferecer apoio a doentes com câncer e promover a educação preventiva sobre a doença. Atendemos homens, mulheres, crianças e idosos, abrangendo todos os tipos de câncer. Pode parecer estranho especificar dessa forma, mas ainda há muitos que acreditam que a Liga se dedica apenas ao atendimento de mulheres com câncer de mama. Porém, o trabalho é de conscientização para toda a coletividade. Portanto, é fundamental que vocês levem essa informação adiante”, relatou.
A organização atende atualmente 400 indivíduos, sendo que a metade recebe apoio para custeio de despesas pessoais.
“Uma parte dos pacientes é assistida de maneira integral. Além de receberem cestas básicas, kits de limpeza e higiene, fraldas, caixas de leite e medicamentos, também fornecemos alimentos especiais. Prestamos apoio para a realização de exames de urgência e, em alguns casos, precisamos ajudar nos custos essenciais, como: água, luz e gás. Isso acontece principalmente quando as famílias, envolvidas no tratamento, acabam se afastando do trabalho para se dedicar totalmente ao cuidado do paciente”, detalhou.
O evento, que contou com o apoio do Banrisul, foi mais uma iniciativa da CDL Mulher Sapiranga para promover a capacitação e o empoderamento das mulheres da comunidade.
Redação: Marcelo Matusiak
Legenda: Liga Feminina de Combate ao Câncer de Sapiranga
Créditos: Marcelo Matusiak