16/05/2025
Inovação, tecnologia e humanização no atendimento dominam debates no segundo dia do XVII Congresso Gaúcho de Atualização em Pediatria
Evento promovido pela Sociedade de Pediatria do Rio Grande do Sul vai até sábado (17/05)
O segundo dia do XVII Congresso Gaúcho de Atualização em Pediatria, realizado nesta sexta-feira (16/05), destacou temas importantes para a prática pediátrica contemporânea, combinando inovações tecnológicas e abordagens humanizadas no cuidado infantil. Organizado pela Sociedade de Pediatria do Rio Grande do Sul (SPRS), o evento, realizado no Centro de Convenções Barra Shopping reúne especialistas de renome para compartilhar experiências e atualizações científicas que estão moldando a pediatria.
Uma das primeiras atrações foi a sessão "Infectologia - Casos Clínicos: Qual o Diagnóstico", no auditório principal. Coordenada por João Ronaldo Mafalda Krauzer (RS) e com a participação dos debatedores Marcelo Comerlato Scotta (RS), Derrick Alexandre Fassbind (RS) e Mateus Sfoggia Giongo (RS), a sessão desafiou os participantes a identificar diagnósticos complexos a partir de casos clínicos.
A programação seguiu com a mesa-redonda "Humanização em UTI", um dos momentos de maior comoção. Coordenada por Helena Muller (RS), a atividade contou com as palestras de Cinara Andreolio (RS), Desiree de Freitas Valle Volkmer (RS) e Tatiana Hemesath (RS), que abordaram a importância de se considerar a experiência humana nas unidades de terapia intensiva. O espaço contou com a participação especial de uma paciente de 16 anos, Mariana Martins Krause, que fez um relato cheio de emoção, expressando sentimentos e percepções vividas durante o período de coma.
Simultaneamente, na sala paralela, foi realizado o encontro "Conversando com o Especialista: Neonatologia", coordenado por Paulo de Jesus Hartmann Nader (RS). Com a participação de Mariana González de Oliveira (RS), Mauricio Obal Colvero (RS), Humberto Holmer Fiori (RS), Leandro Meirelles Nunes (RS) e Renato Soibelmann Procianoy (RS), o debate aprofundou os desafios e avanços na assistência ao recém-nascido.
No final da manhã, o auditório principal recebeu a miniconferência "Aplicativos e IA no Consultório", presidida por Maria de Fátima Fernandes Géa (RS) e apresentada por João Pedro Locatelli Cezar (RS), que discutiu como a tecnologia está revolucionando o atendimento pediátrico e otimizando o tempo e a eficiência dos profissionais de saúde.
A programação da tarde continuou com o talk show "Emergência: Asma e Bronquiolite - Novas Terapêuticas - Drogas, VNI, CNAF". Coordenado por João Carlos Batista Santana (RS) e com a participação dos debatedores Patrícia Miranda do Lago (RS), Ana Paula Pereira da Silva (RS) e Leonardo Araujo Pinto (RS), o painel explorou as inovações no manejo dessas condições respiratórias comuns em pediatria.
O médico Leonardo Araújo Pinto falou da importância da chegada de uma nova medicação chamada Nirvesimabe , anticorpo monoclonal, ainda não disponível peo SUS, mas que tem resultados promissores no combate a bronquiolite.
“As novas intervenções para a prevenção da bronquiolite podem transformar significativamente o cenário das emergências, principalmente no inverno. Embora essas medidas ainda não estejam disponíveis no SUS, já temos visto muitos pacientes acessando essas alternativas na rede privada. Com isso, é provável que o volume de atendimentos comece a diminuir já neste ano. Nos próximos anos, devemos observar uma mudança relevante na frequência de casos, reduzindo a pressão sobre os serviços de saúde”, afirmou Leonardo Araújo Pinto.
O congresso seguiu com a sessão "Consultório Pediátrico (I) - O Papel da Puericultura na Construção da Saúde do Futuro", sob a coordenação de Denise Leite Chaves (RS). O painel reuniu os palestrantes Tania Maria Rohde Maia (RS), Marcelo Pavese Porto (RS) e Silvana Palmeiro Marcantonio (RS), que discutiram a importância do acompanhamento contínuo e preventivo na saúde infantil.
A sala paralela recebeu mais uma edição do "Conversando com o Especialista: Emergência", com a participação de Patrícia Miranda do Lago (RS), Evandro Freddy Mulinari (RS), João Carlos Batista Santana (RS) e João Ronaldo Mafalda Krauzer (RS).
“A telemedicina tem se mostrado uma solução eficaz para superar desafios em áreas rurais e regiões com recursos limitados, oferecendo acesso rápido e especializado para crianças que, de outra forma, poderiam enfrentar longos deslocamentos para atendimento médico. Hospitais e clínicas com infraestrutura restrita também se beneficiam desse modelo, conectando-se a profissionais especializados para melhorar a qualidade do cuidado sem a necessidade de grandes investimentos”, afirmou João Ronaldo Mafalda Krauzer (RS).
Além disso, a possibilidade de consultas virtuais permite que especialistas avaliem casos urgentes com rapidez, reduzindo significativamente o tempo de espera para diagnósticos e tratamentos críticos.
Encerrando o segundo dia do congresso, ocorreu a sessão "Consultório Pediátrico (II): Problemas do Dia a Dia", coordenada por Benjamin Roitman (RS), com as palestras de José Paulo Vasconcellos Ferreira (RS), Silvio Baptista (RS) e Danilo Blank (RS), que abordaram questões como alimentação, sono e limites para uso de telas.
Programação de Sábado
O último dia do XVII Congresso Gaúcho de Atualização em Pediatria, neste sábado (17/05), abordará temas como depressão e suicídio na infância e adolescência, além de debates sobre a utilização de escores de sepse no cotidiano dos consultórios. O dia também contará com discussões multiprofissionais, apresentações de pesquisas e momentos dedicados à formação financeira dos profissionais, encerrando com reflexões sobre o cuidado neonatal e atualizações em suplementação.
Redação: Marcelo Matusiak
Legenda: Congresso Gaúcho de Atualização em Pediatria
Créditos: Marcelo Matusiak
Legenda: Congresso Gaúcho de Atualização em Pediatria
Créditos: Marcelo Matusiak
Legenda: Depoimento de Mariana Martins Krause emocionou
Créditos: Olga Ferreira
Legenda: Puericultura
Créditos: Marcelo Matusiak
Legenda: Aplicativos e IA no consultório