Iniciativa de médicos voluntários da SBD-RS alcança milhares de atendimentos em abrigos de Porto Alegre
Força-tarefa liderada pela Sociedade Brasileira de Dermatologia - Secção do Rio Grande do Sul (SBD-RS) oferece cuidados e doações em meio à crise das enchentes
Médicos voluntários liderados pela Sociedade Brasileira de Dermatologia – Secção do Rio Grande do Sul (SBD-RS) estão em ação há praticamente quinze dias, proporcionando cuidados dermatológicos aos desabrigados nos abrigos da capital e no interior do estado. Os profissionais estão atuando em diversos locais de Porto Alegre, incluindo igrejas, parques, clubes e escolas, oferecendo cuidados médicos especializados às vítimas das enchentes. Até o momento, aproximadamente 400 dermatologistas estão envolvidos na iniciativa, realizando atendimentos tanto presenciais quanto online.
Com centenas de atendimentos já realizados e doações de medicamentos e insumos médicos que ultrapassam o valor de R$ 100 mil, a força-tarefa liderada pela SBD-RS demonstra o compromisso em fornecer ajuda efetiva e imediata àqueles que mais necessitam.
"Estamos comprometidos em fornecer medicamentos e efetuar atendimento provisório para situações que envolvem doenças dermatológicas, garantindo cuidado adequado às vítimas das enchentes", destaca Dra. Rosemarie Mazzuco, presidente da SBD-RS.
A maior preocupação são doenças infecciosas e outros problemas de pele como pediculose (piolho) e sarna.
Na última sexta-feira (17/05), a SBD-RS, em colaboração com o presidente da Associação Médica do Rio Grande do Sul (AMRIGS), Dr. Gerson Junqueira Júnior, e a médica especialista em endoscopia digestiva e cirurgia geral, Dra. Luciana Figueiredo, organizou uma importante ação de envio de doações para Caxias do Sul. Os donativos serão destinados a abrigos e locais de resgate para os desabrigados, em uma demonstração clara de solidariedade e apoio mútuo em tempos de crise.
A SBD RS está arrecadando materiais essenciais para curativos e medicamentos, visando auxiliar os voluntários que estão na linha de frente dos atendimentos. Itens como cefalexina, amoxicilina, soro fisiológico, luvas, máscaras, mupirocina, verutex, doxiciclina ou azitromicina são essenciais para garantir o cuidado adequado às vítimas das enchentes.
Aqueles que desejam se voluntariar para atuar na linha de frente, podem entrar em contato com a SBD RS através do WhatsApp: (51) 99961-0659. Também está operando o recebimento de doações através da Chave PIX: 94.310.125/0001-61 (CNPJ).
Redação: Marcelo Matusiak