Hospital Sapiranga promove Simpósio sobre Doação de Órgãos com foco em conscientização e cuidados
Evento reunirá profissionais da saúde para discutir desafios e avanços no processo de doação e transplantes
A doação de órgãos é um ato de amor que ultrapassa fronteiras físicas e transforma vidas de forma profunda. Para quem está na fila de espera, cada minuto conta — e a esperança de um novo começo depende da generosidade de alguém que decide doar. Inspirado nisso e com o tema “Tempo é vida: doe órgãos, salve vidas”, o Hospital Sapiranga realiza no dia 30/07, às 9h30min, o I Simpósio Multiprofissional de Doação e Transplante de Órgãos, no auditório da instituição. O evento reunirá especialistas de diversas áreas da saúde para debater a importância do diagnóstico precoce, acolhimento familiar e o papel de diferentes profissionais no processo de doação de órgãos.
A programação do simpósio contará com painéis conduzidos por especialistas renomados que abordarão desde o panorama da doação de órgãos e o papel da OPO 1 e da CIHDOTT, com a participação da Dra. Fernanda Bow e equipe, até temas cruciais como o diagnóstico de morte encefálica, apresentado pelo Dr. Pedro Lima, e a atuação da enfermagem na manutenção do potencial doador. Também serão debatidos o acolhimento psicológico às famílias, com Cristian de Oliveira e Viviana Blume, e o papel da fisioterapia no cuidado integral ao transplantado, com Juliessa Florian. A especialista Glaci Salusse Borges trará reflexões sobre a cultura doadora e o sistema de transplantes, encerrando com o depoimento de Leandro Duarte, que compartilhará vivências de pacientes transplantados, em lista de espera e familiares doadores.
Um único doador pode salvar até oito vidas e devolver a chance de viver plenamente a quem aguarda por um transplante.
O evento é aberto ao público, comunidade em geral e profissionais da saúde. As inscrições podem ser feitas no link https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdQuinM_1i-5rcbJGXwX_oTLEJJ_Pxk9wTP48xo8In1yd4L7w/viewform
Redação: Marcelo Matusiak