01/08/2024
Hospital Sapiranga destaca a importância do aleitamento materno para a saúde e o desenvolvimento dos bebês
Amamentação oferece nutrientes essenciais e proteção imunológica
Hospital Sapiranga destaca a importância do aleitamento materno para a saúde e o desenvolvimento dos bebês
Amamentação oferece nutrientes essenciais e proteção imunológica
O Agosto Dourado, mês do Aleitamento Materno no Brasil, simboliza a luta pelo incentivo à amamentação. Assim, durante o mês de agosto, ações de conscientização e esclarecimento sobre sua importância são intensificadas. Evelin Senna, pediatra do Hospital Sapiranga, ressalta o papel fundamental do aleitamento materno, tanto na vida dos bebês, quanto na vida das mães.
“A amamentação é inigualável, ela oferta uma nutrição com fonte completa e equilibrada dos nutrientes essenciais para os pequenos, além de servir como a passagem de anticorpos da mãe para o bebê, garantindo sua imunidade. O leite materno também possui substâncias que levam a um melhor desenvolvimento da criança, inclusive no aspecto cognitivo. Em relação à mãe, ele leva a uma melhor recuperação no pós-parto, na prevenção de doenças, como câncer de mama e de ovário, osteoporose, além de fortalecer o vínculo entre a mãe e o filho”, pontua.
Embora a amamentação ofereça diversos benefícios, ela enfrenta desafios, como a volta antecipada das mães ao trabalho, uma vez que o período de licença maternidade é de 4 meses. Para solucionar essa questão, existem leis de proteção ao aleitamento materno exclusivo.
“Para amamentar o filho, a mulher tem direito a dois descansos especiais de meia hora até o sexto mês de vida da criança. Também é possível fazer um acordo para entrar uma hora mais tarde ou mais cedo no local de trabalho, e temos a lei 11.770, que pode ampliar a licença maternidade para 6 meses’’, relata a pediatra.
O Agosto Dourado busca destacar a relevância do aleitamento materno, promovendo iniciativas como a realização de palestras e eventos, a divulgação nas mídias, reuniões com a comunidade e ações de divulgação em espaços públicos que reforçam sua importância.
Redação: Gabriela Dalmas