Hospital Sapiranga apoia o movimento Maio Furta-Cor em encontro de gestantes
Evento reuniu especialistas para conversar sobre os desafios emocionais da maternidade
O Hospital Sapiranga promoveu nesta quarta-feira, dia 22 de maio, o Encontro de Gestantes e Mães com o tema “O que transborda no silêncio da maternidade: uma conversa sobre saúde mental materna”. Realizado no auditório da instituição, o evento teve como objetivo ampliar o diálogo sobre os transtornos emocionais que afetam muitas mulheres durante a gestação e o pós-parto, além de apresentar os cuidados oferecidos pela maternidade do hospital.
A psicóloga perinatal Patrícia Wolff falou sobre a importância de acolher as mães em sua singularidade.
“As mulheres, muitas vezes, sofrem em silêncio por não encontrarem um espaço seguro para compartilhar o que sentem. As mães precisam de ambientes onde possam se sentir acolhidas em sua dor, livres de julgamentos ou críticas”, afirmou.
Já a enfermeira obstetra Lais Beck detalhou a linha materna de cuidado do Hospital Sapiranga, enquanto a doula Patrícia Cavallin destacou como um acompanhamento acolhedor pode tornar a gestação mais leve e saudável.
“A saúde mental, especialmente a materna, precisa ser acessível a todas as famílias. Quando a mãe está bem, a casa está bem, e tudo ao redor melhora. No meu trabalho como doula, venho reforçando isso, principalmente em casos de gravidez positiva e desejada, mas que acontece em um momento inesperado, quando os pais já não contavam mais com essa possibilidade. Por isso, é fundamental contar com apoio e acolhimento de profissionais que compreendam o que se passa na cabeça das mulheres nesse período tão delicado”, declarou Patrícia Cavallin.
O encontro faz parte do movimento Maio Furta-Cor, que nasceu em 2021 para dar visibilidade ao sofrimento psíquico das mães, combater a romantização da maternidade e fortalecer políticas públicas e profissionais de saúde voltados a essa causa. Segundo dados internacionais da Organização Mundial da Saúde, 1 em cada 5 mulheres enfrenta transtornos de humor e ansiedade perinatal, como depressão e ansiedade pós-parto.
A inscrição para participar do evento foi de R$ 25,00, valor destinado à UTI Neonatal do hospital. Após as palestras, as gestantes tiveram a oportunidade de fazer uma visita guiada à maternidade.
Para mais informações sobre o Hospital Sapiranga, acesse www.hospitalsapiranga.com.br ou ligue para (51) 3599-8100.
Redação: Marcelo Matusiak