14/08/2024

Hospital Sapiranga alerta para o aumento do número de casos de doenças respiratórias no inverno

A vacinação contra a gripe se torna uma importante aliada para evitar o agravamento de enfermidades

As baixas temperaturas, o aumento da umidade e da permanência em ambientes fechados no período de inverno, ocasiona a ampliação e o agravamento de certas doenças respiratórias. Segundo Leonardo Haas, pneumologista do Hospital Sapiranga, isso ocorre porque alguns vírus são mais prevalentes apenas durante essa estação.
 
“Doenças como rinites, asma e bronquites são agravadas pelo frio e pela umidade, além de ocorrer o aumento de infecções provocadas pela maior circulação viral, como resfriados, gripes, sinusites e pneumonias, visto que alguns vírus tem circulação somente no inverno’’, afirma o médico.
 
O médico explica que a propagação de vírus respiratórios se torna mais fácil devido à proximidade física entre as pessoas e à menor ventilação dos ambientes, além da possibilidade do ar frio e seco enfraquecer o sistema imunológico das vias respiratórias, tornando o organismo mais suscetível a infecções virais. Diante desse cenário, a vacinação se torna um fator essencial para atenuar os sintomas de gripes e resfriados.
 
“A vacina contra a gripe gera uma imunidade importante, não impedindo a ocorrência da gripe necessariamente, mas reduzindo a gravidade dos sintomas e diminuindo especialmente o risco de pneumonia, internação hospitalar e óbito do paciente, principalmente para os grupos de risco, mas todos os grupos se beneficiam”, destaca Leonardo.
 
Além disso, deve-se atentar com os cuidados gerais de higienização para evitar a propagação de vírus.
 
“É necessário realizar a higienização das mãos para evitar levar os germes de um local para o outro e para outras pessoas, além de utilizar máscara em locais com aglomeração quando se está doente para reduzir risco de transmissão e manter os ambientes fechados bem arejados e limpos”, relata. 
 
Leonardo também destaca a importância de praticar atividade física regular e garantir boas noites de sono para fortalecer o sistema imunológico e diminuir o risco de infecções. 
 
Redação: Gabriela Dalmas

 


Legenda:
Créditos: Canva