Gestão e legado: sucessão familiar desafia empresas de transporte e ganha espaço na TranspoSul
Magda Geyer Ehlers destacou a importância do planejamento e da governança para a continuidade dos negócios
A sucessão familiar, um dos maiores desafios para a continuidade das empresas de transporte e logística, foi tema da palestra realizada nesta sexta-feira (26/09), no Palco TranspoSul – Tudo Gira Sobre Rodas da 24ª TranspoSul – Feira e Congresso de Transporte e Logística. A atividade contou com a participação da consultora Magda Geyer, fundadora do Instituto Sucessor, que trouxe reflexões práticas sobre o tema “Sucessão Familiar para Empresas Transportadoras de Carga e Logística”. Com experiência de mais de três décadas no acompanhamento de famílias empresárias, Magda ressaltou os desafios enfrentados pelas empresas de transporte ao planejar a continuidade dos negócios.
"O processo de decidir a continuidade envolve o negócio, a crença e o próprio nome. Assumir a sucessão exige enfrentar questões complexas sobre a perpetuação do sonho e a disposição da próxima geração. Na maioria das empresas familiares, o sobrenome é a própria marca, e nem sempre os filhos possuem o mesmo interesse ou vocação para dar continuidade. A primeira geração funda o negócio por necessidade, enquanto a segunda cresce em condições diferentes, com oportunidades distintas, o que pode gerar frustração. Os empreendimentos são construídos pela realização pessoal, não necessariamente para os filhos", afirmou.
Além de atuar como conselheira em empresas no Sul e Sudeste do Brasil, Magda é psicóloga, autora do livro Ao Seu Tempo, um olhar sobre as trajetórias de fundadores de empresas familiares, e tem presença marcante em eventos nacionais e internacionais. Sua trajetória é marcada pela expertise em administração de conflitos familiares e societários, bem como pela implantação de modelos de governança familiar, corporativa e patrimonial.
Ao incluir a sucessão familiar na programação, a TranspoSul mostrou que gestão não é apenas sobre processos ou resultados imediatos, mas também sobre planejamento de longo prazo. Preparar a empresa para as próximas gerações é garantir que o setor siga competitivo, sólido e inovador diante das mudanças de mercado. A palestra reforçou a vocação da TranspoSul como fórum de debates que conectam prática empresarial e visão estratégica, sempre alinhados aos grandes desafios do setor. Edição após edição, o Congresso reafirma seu papel de apoiar empresários na construção de empresas mais sólidas, inovadoras e preparadas para o futuro.
A 24ª TranspoSul é uma realização do SETCERGS. Patrocinadores Masters: Dipesul Volvo, Iveco, Mercedes-Benz, Volkswagen Caminhões e Ônibus, DAF Eldorado Caminhões e Governo do Estado do Rio Grande do Sul; Patrocinador Premium: Grupo Vamos. Patrocinador Plus: Veloe Go. Apoiador do Congresso: Transpocred. Para mais informações acesse https://transposul.com/.
Redação: Marcelo Matusiak e Rafael Sodré