27/08/2024
Fórum de Reconstrução do Rio Grande, na Expointer, conta com participação da AMRIGS
Evento discutiu, entre outras pautas, a Saúde na reestruturação do Estado após a tragédia climática de 2024
A Associação Médica do Rio Grande do Sul (AMRIGS) esteve presente no Fórum de Reconstrução do Rio Grande, promovido pela Rádio Guaíba, realizado nesta terça-feira, 27 de agosto, no Auditório da Farsul, no Parque de Exposições Assis Brasil, durante a Expointer. O evento reuniu importantes lideranças da Saúde para debater os desafios e estratégias para a recuperação do Estado após os impactos causados pelas cheias do mês de maio.
A AMRIGS foi representada pelo vice-presidente da entidade, Dr. Paulo Morassutti, que participou do Painel 3, no início da tarde, intitulado “Saúde na Reconstrução”. O diálogo contou com a presença de outros convidados, incluindo a secretária-adjunta estadual de Saúde, Ana Costa; o secretário de Atenção Primária do Ministério da Saúde, Felipe Oliveira; o vice-presidente do Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (Simers), Dr. Fernando Ubert; o presidente do Conselho Regional de Medicina do Estado do Rio Grande do Sul (Cremers), Dr. Eduardo Neubarth Trindade; e a presidente do Conselho Regional de Farmácia do Rio Grande do Sul (CRF-RS), Giovana Ranquetat.
“A crise nos trouxe uma oportunidade de reposicionamento e ação. Quando enfrentamos a necessidade de fechar as portas, emergiu um sentimento muito bonito: a solidariedade. Em pouco tempo, conseguimos reunir cerca de 200 toneladas de doações, entre alimentos, produtos de higiene e limpeza, roupas, ração, medicamentos e insumos médicos, além de contar com um número impressionante de voluntários, que chegavam constantemente para ajudar. Ver essa mobilização foi algo que tocou a todos profundamente”, afirmou Morassutti.
Em sua manifestação, a secretária-adjunta da Saúde, Ana Costa, recordou momentos de dificuldades com a enchente.
“Foi preciso um planejamento intenso para garantir que fosse assegurado atendimento. Não podemos deixar de lembrar a ajuda importante que tivemos da indústria, para que não faltassem insumos médicos”, disse.
O secretário de Atenção Primária do Ministério da Saúde, Felipe Oliveira, salientou a importância do montante de R$ 329 milhões pagos em Fundo Municipal e Estadual de Saúde, que possibilitou, por exemplo, ao Grupo Hospitalar Conceição expandir 120 leitos, além de realizar uma série de ampliações em hospitais filantrópicos.
"Essa união entre os entes públicos e a sociedade civil é fundamental e queremos seguir assim", destacou.
O evento teve como objetivo central reunir diferentes setores da sociedade para discutir saúde, economia, infraestrutura e educação. As apresentações ocorreram ao longo do dia, organizadas em blocos, com transmissão ao vivo pela Rádio Guaíba.
Redação: Marcelo Matusiak