Festejos Farroupilhas ganham destaque com a retomada do Desfile Temático no dia 20 de setembro
Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG) prepara uma semana de festividades culturais e desfiles para marcar a data magna dos gaúchos em setembro
Os Festejos Farroupilhas, celebrados em setembro, são o ponto alto do calendário cultural do Rio Grande do Sul, e neste ano prometem um evento ainda mais grandioso. Comemorando o centenário do renomado pajador e poeta Jayme Caetano Braun e o bicentenário da imigração alemã, o Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG) prepara uma programação intensa com os desfiles agendados para o dia 20 de setembro, que ressaltam a riqueza da cultura gaúcha e a diversidade das raízes regionais.
O Desfile Farroupilha, integra a programação dos Festejos Farroupilhas, que é é uma das maiores festas culturais do Brasil, conforme reconhecimento do Ministério do Turismo. A temática deste ano será o centenário de Jayme Caetano Braun, com a presença do bicentenário da imigração alemã, da qual o MTG faz parte da comissão representativa dessa festividade. Haverá um carro dedicado a esse momento, simbolizando o homenageado Jayme Caetano Braun, que possui origens na família germânica.
Segundo Rogério Bastos, vice-presidente da comissão estadual dos Festejos, uma parte da parada será dedicada ao disco Troncos Missioneiros, lançado em 1988, que reúne músicas de quatro artistas nascidos na região missioneira do Rio Grande do Sul: Jayme Caetano Braun, Noel Guarany, Pedro Ortaça e Cenair Maicá. “O Ortaça é o último vivo ainda e patrono dos festejos, então será um momento especial.”
Além disso, o desfile antecipará a celebração dos 400 anos das Missões, prevista para 2026, homenageando a diversidade e os povos originários do estado, os indígenas.
A retomada tem grande significado para o povo gaúcho. “Representa a volta de um grande evento para o RS. Desde 2003, esse conceito mudou a forma de mostrar, de maneira didática, a história do nosso estado. Foram muitos temas explorados que levam para escolas e novas gerações um pouco das nossas raízes”, afirma a presidente do MTG, Ilva Goulart.
A movimentação econômica em torno dos festejos é fundamental para o RS. Os números da cadeia produtiva do tradicionalismo gaúcho são essenciais. “São seis carros alegóricos sendo produzidos por profissionais da área do Carnaval, gerando emprego e renda para muita gente que estava parada. Isso também contribui para o aquecimento da economia”, completou Rogério.
Os desfiles começarão às 8h30min com o desfile cívico, seguido pelo desfile temático e pela tradicional passagem dos cavaleiros. As apresentações acontecem na avenida Edvaldo Pereira Paiva (beira rio) com acesso gratuito as arquibancadas. O patrocínio é de Banrisul Corretora de Seguros, Carrefour e Sam’s Club. A idealização é da Fundação Cultural Gaúcha MTG. Parceria: Governo do Estado do Rio Grande do Sul e a realização é do Ministério da Cultura, Governo Federal – União e Reconstrução.
Redação: Marcelo Matusiak