Equilíbrio emocional ganha destaque no Congresso da TranspoSul
Palestra abordou saúde mental como ferramenta estratégica no ambiente corporativo
A importância de manter a saúde emocional em situações desafiadoras no ambiente de trabalho foi o centro da discussão da palestra realizada na quinta-feira (25/09), no Palco TranspoSul - Tudo Gira Sobre Rodas. O tema mobiliza empresários, gestores e profissionais do setor de transporte e logística, reforçando que o bem-estar psicológico está diretamente ligado à produtividade e à sustentabilidade das organizações.
A reflexão foi conduzida pela psicóloga e terapeuta Cristiane Flôres Bortoncello, mestre em Psiquiatria pela UFRGS e doutora em Ciências da Saúde pela UFCSPA, com sólida atuação nacional e internacional. Durante sua fala, Cristiane destacou que a efetividade interpessoal é um pilar essencial para o equilíbrio emocional no trabalho, já que permite desenvolver relações mais saudáveis e lidar melhor com situações de pressão.
"Normalmente falamos de estilos passivo, agressivo e assertivo, mas aqui o foco é aprender a se comunicar de forma clara, gerenciar conflitos e buscar resultados positivos. Com mais efetividade, conseguimos fortalecer vínculos, encerrar relações tóxicas, lidar com conflitos, pedir de maneira adequada e dizer “não” quando necessário. Também passamos a alcançar objetivos com habilidade, equilibrando aceitação e mudança’’, afirmou.
Ao destacar a relação entre postura, comunicação e saúde emocional, Cristiane lembrou que a maneira como nos apresentamos transmite segurança, influencia decisões e fortalece nossa credibilidade no ambiente de trabalho.
"A confiança que transmitimos está no tom de voz, na postura, no olhar. Aparentar é diferente de ser, mas a forma como nos colocamos impacta diretamente a percepção do outro. Se meus dilemas são meus, cabe a mim resolvê-los — Estudos mostram que pequenos gestos influenciam decisões e negócios, como o simples aperto de mão, firmeza transmite segurança, enquanto a mão solta passa falta de posicionamento. Nossa presença se expressa no vestir, sentar e falar. Autenticidade é fundamental, mas postura é o que sustenta respeito’’, destacou.
A palestra demonstrou como o Congresso da TranspoSul busca ampliar fronteiras, trazendo à pauta não apenas tecnologia e inovação, mas também aspectos humanos que impactam o dia a dia das empresas e dos trabalhadores do transporte rodoviário de cargas.
A 24ª TranspoSul é uma realização do Sindicato das Empresas de Transporte de Cargas e Logística no Rio Grande do Sul (SETCERGS). Patrocinadores Masters: Dipesul Volvo, Iveco, Mercedes-Benz, Volkswagen Caminhões e Ônibus e DAF Eldorado Caminhões; Patrocinador Premium: Grupo Vamos. Patrocinador Plus: Veloe Go. Apoiador do Congresso: Transpocred. Para mais informações acesse https://transposul.com/
Redação: Marcelo Matusiak e Rafael Sodré