Encontro promovido pelo SETCERGS debate boas práticas na jornada do motorista e atualização de norma sobre riscos psicossociais no trabalho
Evento online foi destinado aos membros do InovaRH das transportadoras associadas à entidade
O Sindicato das Empresas de Transportes de Carga e Logística no Rio Grande do Sul (SETCERGS) realizou, nesta terça-feira (18/03), a primeira edição do Encontro do InovaRH deste ano. Conduzido pela coordenadora Tais Lorenz, o evento abordou as Boas práticas voltadas à jornada do motorista e atualização da NR1.
No primeiro bloco, os participantes discutiram os desafios relacionados às mudanças recentes legais envolvendo a Lei do Motorista. Marcelo Restano, da assessoria jurídica do SETCERGS, descreveu o cenário atual no Rio Grande do Sul.
“Com o devido registro das CCTs no sistema mediador, acreditamos que a situação vem sendo corrigida no estado, porém ainda há incertezas quando se trata da Lei do Motorista”, afirmou Restano.
Camila Rangel, gerente executiva do Setcepar, também participou do encontro além da assessora jurídica do SETCESP, Caroline Duarte. Ambas detalharam os avanços e desafios ainda a serem superados em seus estados respectivos, no Paraná e em São Paulo.
NR1 e as questões psicossociais
Na segunda parte do evento, foi discutida a atualização da NR1, uma norma do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) que estabelece as diretrizes gerais para a segurança e saúde no trabalho (SST). A medida exige que as empresas realizem uma avaliação detalhada dos riscos psicossociais nos ambientes de trabalho. A psicóloga Vivian N. Wiosnievski, do SETCEPAR, destacou a importância dessa mudança, que visa identificar fatores como estresse, assédio moral e sobrecarga de trabalho, que impactam diretamente a saúde mental dos colaboradores.
“A partir de 26 de maio, será obrigatória a comprovação de que as empresas estão mitigando esses riscos, com planos de ação específicos para cada fator identificado”, afirmou Wiosnievski.
O InovaRH foi criado em 2019 pelo SETCERGS com o objetivo de promover o desenvolvimento de boas práticas e a troca de experiências entre as empresas de transporte, na gestão de pessoas e processos no setor de RH, vindo mais tarde a contar com a parceria da Associação Brasileira de Recursos Humanos do Rio Grande do Sul (ABRH-RS).
Redação: Marcelo Matusiak