Eleição no CFM: chapa formada pelo presidente da AMRIGS conquista representação para o Rio Grande do Sul
Grupo Composto por Dr. Carlos Sparta e Dr. Gerson Junqueira Jr. foi eleito com a maioria dos votos no estado
A Chapa 2, composta pelo Dr. Carlos Sparta e pelo Dr. Gerson Junqueira Jr., foi eleita para representar o estado no Conselho Federal de Medicina (CFM). O Dr. Carlos Sparta assumirá o cargo de Conselheiro Federal Titular, enquanto o Dr. Gerson Junqueira Jr., presidente da Associação Médica do Rio Grande do Sul (AMRIGS), ocupará a posição de Conselheiro Federal Suplente. A eleição, realizada online nos dias 6 e 7 de agosto de 2024, contou com uma participação recorde de 408.748 votos em todo o Brasil.
“Autonomia, valorização e respeito são os princípios que orientam nosso trabalho. Em colaboração com o CFM e a Associação Médica Brasileira, vamos desenvolver uma campanha informativa para conscientizar a população sobre os riscos associados a procedimentos realizados por profissionais não médicos”, afirmou o Dr. Gerson Junqueira Jr., destacando uma das bandeiras que serão trabalhadas durante a gestão.
A eleição foi um marco na história da Medicina, não apenas pela alta participação, mas pela forma como foi conduzida com transparência e segurança.
“Cumprimos a missão de promover uma eleição moderna e eficiente, refletindo o compromisso com a qualidade da representação médica”, declarou Aldemir Humberto Soares, presidente da Comissão Nacional Eleitoral do CFM.
Com um total de 10.064 votos, equivalentes a 43,53% dos votos válidos, a Chapa 2 superou as demais chapas concorrentes no RS. O novo mandato dos conselheiros terá início em 1º de outubro de 2024 e se estenderá até 30 de setembro de 2029.
Redação: Marcelo Matusiak